Vivemos um momento econômico bem delicado e muitas agências de viagens e operadoras têm reclamado da dificuldade de atrair clientes e fechar negócios. Como resultado, muitos profissionais estão desanimados e com receio do que pode acontecer nos próximos meses. Então, o post desta semana é justamente para reverter esse ciclo pessimista e mostrar formas para sua agência atrair clientes e vender mais viagens.
Não existem fórmulas mágicas, a menos que você tenha orçamento muito “gordo” para investir em ações promocionais. O que importa é a sua dedicação e principalmente as suas estratégias diferenciadas para atrair clientes e consequentemente vender mais.
Independente do canal ou veículo que irá utilizar, se você já me acompanha há algum tempo sabe que o primeiro passo é definir muito bem o público alvo que pretende atingir. Essa definição vai além do gênero, idade, perfil sócio econômico. Pense quais os locais seu público frequenta, do que ele gosta, o que ele prioriza quando viaja, etc.
Confira as 5 sacadas para atrair clientes e vender mais viagens:
- Invista em propaganda – só é lembrado quem é visto. Se você está escondidinho, esperando o telefone tocar ou chegar um email pedindo cotação, está perdendo muitas oportunidades. Sua agência de viagens não precisa anunciar num grande jornal ou rádio, mas se você trabalha com viagens de luxo, pode anunciar nas revistas destinadas aos condomínios da sua cidade. Se trabalha com viagens para adolescentes, os jornais das escolas são excelentes veículos para falar com seu público.
- Seja pró-ativo – toda agência de viagens tem (ou deveria ter) um registro das viagens dos seus clientes. Você pode identificar o período que determinado cliente viajou e o destino e oferecer algo semelhante para a mesma época. Exemplo: seu cliente viajou para Punta Cana no ano passado e gostou, então provavelmente ele gostaria de conhecer San Andrés ou algum resort no nordeste. Dependendo da forma que abordar seu cliente, ele vai te agradecer pelas sugestões.
- Explore o e-mail marketing – essa ferramenta ainda é a mais poderosa para gerar vendas online. Se você tem os contatos dos clientes pode programar uma série de e-mails com conteúdos bacanas para o seu público. Aliás, se você consegue segmentar sua lista de contatos, pode planejar envio com conteúdos específicos e estimular … Por exemplo, se você tem uma relação de clientes que viajam com a família, pode enviar dicas de destinos para viajar com crianças, resorts, atividades para serem realizadas em família, etc.
- Turbine suas redes sociais – não há como deixar de lado, as mídias sociais são responsáveis pela geração de leads e cliente para qualquer empresa. A grande sacada aqui é ter um bom plano de ação para compartilhar conteúdo relevante para o público que se pretende atingir. Se você ainda não baixou, sugiro dar uma olhada no e-book “Plano de Ação para Mídias Sociais”. É só clicar aqui.
5. Invista no “corpo a corpo” – se você trabalha com grupos ou com viagens corporativas uma boa tática é intensificar a abordagem com o líder do grupo ou com o gestor da empresa que está prospectando. Para isso é fundamental ter material de qualidade, seja um folder da viagem que está oferecendo ao grupo ou um belo portfólio sobre viagens corporativas da sua agência.
Não adianta fazer todos esses esforços se o atendimento ao cliente não for excelente. Mas esse assunto fica para a próxima semana. Bom trabalho!
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