Duas importantes feiras do turismo aconteceram nas últimas semanas e tenho muitas novidades para compartilhar com vocês. Assisti a palestras interessantes, vi excelentes práticas de marketing de destino, conheci algumas soluções para agências de viagens e reencontrei amigos e colegas queridos.
A WTM Latin America, que aconteceu em São Paulo, estava muito bem estruturada, com estandes bonitos de destinos de todas as partes do mundo. Mas, a programação das palestras foi o que chamou minha atenção. Vamos começar com o executivo do Google que mandou recados importantes:
Hoje 53% das buscas no Google são feitas a partir de dispositivos móveis (sua empresa tem site responsivo? Deveria!)
As conversões (compras) cresceram 74% nos dispositivos móveis
Com a crise, 36% dos consumidores pesquisam mais antes de comprar
E diante de todos esses dados surpreendentes o palestrante deixou claro que é importante conhecer os Micro-Moments, que são aqueles momentos em que navegamos na rede usando nosso celular, para pesquisar, planejar, comprar e compartilhar viagens. Leia esse post para entender melhor.
Também na WTM vesti, pela primeira vez, os óculos de realidade virtual e “viajei” para o Alasca, um destino que sempre sonhei conhecer. Depois do passeio de barco, da caminhada pela floresta e de “conhecer” o grupo que estava a bordo, fiquei ainda com mais vontade de visitar esse destino. Então, atenção gestores de destino: quer fazer uma blitz, para incentivar consumidores a conhecer seu destino? Está aí uma excelente ferramenta!
Também aconteceu a AVIESP em Campinas. Normalmente, os meios de comunicação ficam focados em número de visitantes e de expositores, volume de negócios, etc. Eu gostei da feira e de lá trouxe boas ideias. O estande do Peru se destacou pela excelente iniciativa de se aproximar dos profissionais, oferecendo uma “degustação” do destino por meio de comidinhas peruanas deliciosas, painel para fotos e muita receptividade!
A palestra sobre Marketing no WhatsApp, realizada pelo Fred Perillo, também foi bem bacana e esclareceu para os profissionais presentes como usar essa rede social nos negócios de agenciamento turístico. É importante que toda comunicação seja realizada para engajar a marca com o cliente, de forma permissiva (e não invasiva) e instantânea. Afinal, toda essa tecnologia nos deixa mais acelerados e impacientes.
É por essas e outras novidades que sempre faço força para acompanhar os eventos. Nosso turismo está mudando rápido demais e queremos estar sempre na ponta, não é?
Boas ideias e bom trabalho!
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