Na semana passada, tive a alegria de escrever um artigo para o site da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios sobre tendências do turismo, mostrando algumas pistas para quem quer empreender no setor. É sempre muito importante acompanhar as tendências e as novidades do nosso mercado, porque elas nos direcionam para o caminho certo no momento da tomada de decisão. Da mesma forma, conhecer as tendências do turismo é essencial também para todo profissional, que visa crescer e alçar grandes voos.
No artigo (clique aqui para ler na íntegra), cito 7 tendências do turismo, mas aqui vou listar as 4 principais tendências para agências de viagens, ok?

poshtels

Tendências do turismo

1. Crescimento dos Poshtels – é um híbrido de posh (chique) com hostels em inglês (albergue), que vem sendo procurado por turistas que buscam boa relação custo-benefício, mas que não abrem mão do design, do ambiente e de certo conforto. São econômicos, moderninhos e com facilidades tecnológicas. Já pensou em oferecer esse tipo de hospedagem para o seus clientes?

2) Aumento dos bleisures – outra forte tendência do turismo é a mistura do turista de negócios (business) com lazer (leisure). Os turistas corporativos atualmente também incluem lazer (às vezes esticando alguns dias no destino) em suas viagens. Eles estão acostumados a usar as ferramentas tecnológicas para reservar/alterar suas reservas. Já pensou em captar esse tipo de cliente?

Tendências do turismo: bleisure
3. Turismo de experiência – não é mais uma tendência do turismo, mas para muitas agências de viagens oferecer experiências turísticas ainda não faz parte do dia a dia. Milhares de turistas, principalmente os mais jovens, não querem apenas conhecer os famosos cartões postais, normalmente lotados e marcados pelo turismo de massa. Eles querem novidades, novas experiências, como fazer a sua própria cerveja numa cervejaria artesanal, aprender com os nativos, etc. Dá uma olhada nesse post aqui.

4. Fortalecimento de segmentos turísticos – as agências especializadas encontram mais facilmente seu público online, porque as ferramentas digitais facilitam esse trabalho. Viagens espiritualizadas, viagens com pets, turismo gastronômico, etc., são nichos que vêm crescendo bastante. Você sabe o que o público gosta e procura, então oferecer algo que agrada totalmente fica bem mais fácil.

E você, acha que esqueci de alguma tendência do turismo? Acha que sua agência pode pegar carona nessas tendências? Me mande os seus comentários, ok?