Diversos gestores e proprietários de agências de viagens têm me procurado nos últimos meses porque precisam vender mais. Eu entendo que tivemos um período de estabilidade econômica (quando as palestras, cursos etc eram focadas em ensinar a vender para a Classe C) e que as empresas não precisavam fazer muitos esforços de vendas.
Essa fase, infelizmente, passou. E nossa realidade nos mostra que é necessário sim planejar para aumentar vendas da sua agência de viagens, sejam de lazer ou corporativas. Se você não tiver tempo para esboçar ações promocionais que vão gerar mais vendas, você corre o risco de continuar com o mesmo faturamento e até mesmo reduzi-lo. E ninguém quer isto, não é?
Na verdade, milhares de empresas, não só as agências de turismo, mas também de outros segmentos, se acomodaram no período de vacas gordas. E isso é péssimo para qualquer negócio. Temos sempre que buscar as novidades, novas soluções, novos produtos, etc. Sem isso, fica difícil aumentar vendas da sua agência de viagens.
E o que fazer para aumentar as vendas da sua agência de viagens? Eu recomendo o seguinte:
1) Elabore o Plano de Marketing da Agência de Turismo – definindo objetivos, pontos fortes e pontos fracos, estratégias, ações, prazos, etc. (Eu já escrevi um post que pode te orientar). Não deixe de fazê-lo, será muito importante para definir os caminhos (o norte) que sua empresa precisa percorrer. Você pode ler o post aqui e começar sozinho.
2) Defina o seu diferencial – o que sua agência de turismo faz diferente das outras? Por que eu compraria de você? Qual é a sua “praia”? Muitos clientes me falam que seu diferencial é o atendimento. E o cliente, para perceber esse diferencial, teria que comprar de várias agências de viagens para percebê-lo? Avalie os segmentos que você oferece, o seu produto carro chefe, o público alvo que pretende atender. E torne-se um especialista! Fica muito mais fácil para aumentar vendas da agência de viagens quando a comunicação é dirigida para um segmento específico.
3) Combine estratégias online e offline – vivemos todos conectados, cada vez mais. Mas se as mídias tradicionais não fossem importantes, a Decolar não faria comerciais na tv. Ok, eu sei que esse tipo de mídia é para grandes empresas, com orçamentos gordos. Mas você pode pensar ações para sua agência de viagens aumentar as vendas, como parcerias com empresas que atendem o mesmo público alvo, anúncios em publicações específicas, etc. E também deve prever ações de marketing digital, como remarketing, e-mail marketing, mídias sociais, etc. A combinação de ações vai aumentar vendas da agência de viagens.
4) Venda a sua expertise – apesar de muita gente achar que a Decolar e outras OTAs têm o melhor preço (eu sei que você consegue preços tão bons quanto ou ainda melhores), seus clientes precisam entender que a expertise do agente de viagens têm valor. Então, ofereça valor agregado. Vá além do básico (aéreo + hotel + seguro). Aproveite a sua experiência para criar produtos únicos, diferenciados.
5) Invista na sua presença online – mesmo que seus clientes ainda comprem na sua agência de viagens, é fundamental que você tenha excelente presença online. Isto significa ter um site eficiente (e não apenas decente), aproveitar todo potencial das mídias sociais para engajar pessoas nas redes sociais (e não apenas postar várias ofertas diariamente), criar conteúdo específico sobre os seus serviços, destinos e roteiros, colocar sua empresa na primeira página do Google, por meio de ações orgânicas e pagas, etc. Sem essas ações, fica difícil aumentar vendas da agência de viagens.
Se você se dedicar e realmente fizer essas “tarefas” certamente sua agência de turismo vai vender mais! Procure começar com o planejamento, pois assim não ficará focado em ações pontuais, de curto prazo. É importante que saiba onde quer chegar. Mas se achar que precisa de ajuda externa, me mande um email e conversamos.
Gostou desse artigo? Foi útil para você? Qual é a sua dica para a aumentar as vendas da agência de viagens?
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