É sempre importante refletir sobre as tendências de mercado e, na medida do possível, incorporá-las ao nosso negócio. E quando se fala de marketing digital, há sempre muitas novidades, pois as mudanças são muito rápidas.

Aqui estão as 5 principais tendências de marketing digital para o turismo, em 2016:

#1 – Excesso de conteúdo – ok, já falamos aqui diversas vezes que o conteúdo é rei e sempre será, afinal é por meio de bom conteúdo que somos atraídos às marcas. Porém, o que estamos vivendo é excesso de conteúdo. Isso mesmo, uma avalanche de informações sobre destinos, hotéis, etc. nos diversos canais online. A consequência é que os consumidores tem menos paciência e prestam menos atenção aos conteúdos. E para que sua marca ser vista e “ouvida”, para que ela desperte a atenção do potencial cliente, será necessário preparar e embalar muito bem o seu conteúdo, sempre com preferência para vídeos.

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#2 – Mobile, mobile, mobile – ok, mobile não é mais tendência. É realidade e ponto. A emarketer, famosa empresa de pesquisa online, aponta que em 2016 nos Estados Unidos 3/4 (ou 75%) das buscas online sobre viagens serão feitas pelo mobile, gerando 51% das receitas. É muita coisa. E se você acha que isso não tem nada a ver com o seu negócio, veja esse vídeo do Google, faz parte do estudo encomendado pela Google. Vale a pena!

#3 – Anúncios em mídias sociais – apesar de poder trabalhar com posts orgânicos nas redes sociais, sabemos (e já escrevi aqui) que o Facebook opera de forma que as marcas precisam investir em anúncio para que seus posts sejam vistos (até mesmo pelos fãs). No Instagram também já se verifica queda de engajamento nas postagens.

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#4 – Vídeos estão cada vez mais em alta. Quanto mais curtos, melhor. Saber contar uma estória e comover as pessoas em 30 ou no máximo 60 segundos é a glória. Não é tão fácil para pequenas empresas entrar nesse universo, mas como te falei na semana passada pelo menos comece a se programar para isso. (Se você não leu, clique aqui)

# 5 – Remarketing – é uma ferramenta online para alcançar os internautas que visitaram seu site e, de forma criativa, trazê-los de volta. Exemplo típico: você entra no site da Decolar ou alguma companhia aérea, faz uma busca de voo e sai. Depois entra no face ou navega por outros site, e todos (ou muitos deles) ficam te mostrando ofertas de voos para aquele destino. E se você quer comprar aquele produto, ele fica te chamando…. Bom, né?

Essas são as principais tendências. O mundo digital proporciona milhares de oportunidades para o turismo, mas também muitos desafios. #VamosJuntos!