O Google encomendou uma pesquisa sobre o comportamento do turista de lazer e corporativo antes, durante e depois da viagem. Eu adoro ler relatório de pesquisas, porém esta é mais do que especial, porque é um estudo que praticamente faz um raio x do viajante atual. E como todos buscamos acompanhar as tendências, é bem importante atentar para esses dados.
Elaborado pelo Ipsos Media CTO, estudo “A Estrada do Viajante do Viajante para a Tomada de decisão – Think with Google, revela que o viajante utiliza a internet em absolutamente todas etapas da jornada: inspiração, pesquisa, planejamento, viagem e pós viagem.
Na primeira etapa, o viajante ainda não decidiu pelo destino, mas busca inspiração na internet: 65% dos turistas de lazer e 69% dos turistas de negócios recorrem à web. O Youtube é SUPER utilizado como inspiração, pois 80% de todas as buscas de filmes sobre viagens são sobre destinos. (Hello gestores de destinos, quando teremos vídeos bacanas dos destinos brasileiros?)
A internet também é a principal fonte para o planejamento da viagem, usada por praticamente 80% dos viajantes negócios e lazer. Os viajantes confirmaram que usam as buscas na web para começar o processo de reserva e compra da viagem. Então, é certo que se a empresa ou destino não tiver boa presença online, não será encontrada.
É curioso também o crescimento do uso do smartphone: 67% turistas de lazer e 78% turistas de negócios usam seus celulares para pesquisar e comprar serviços turísticos. Aliás, o uso frequente do smartphone gera mudanças na jornada de compra do viajante, porque com a facilidade na palma da mão, o viajante agora faz reserva próxima à data da viagem e altera a decisão de consumo inúmeras vezes, por exemplo, ele cancela um jantar no restaurante x porque ficou sabendo de um evento y.
Outro dado interessante é que os viajantes mudam de tela várias vezes ao longo da jornada. Podem começar pesquisando no computador de mesa, passam para o tablet, continuam o processo de compra no celular, e assim por diante.
A pesquisa também mostra que os viajantes estão cada vez mais indecisos em relação às diferenças das marcas e menos fiéis a elas, inclusive os turistas de negócios. Eles afirmaram que mudariam para programas de fidelidade com benefícios melhores e acessos mais fáceis para recompensas.
Quando estão no destino, 51% dos turistas buscam informação online durante a viagem para decidir atividades, restaurantes, passeios, etc. E nessa fase o dispositivo preferido é o celular, claro.
De volta para casa, diversos posts em várias redes sociais sobre a viagem deixam um gostinho de “ai que vontade de viajar para….” nos familiares, amigos e colegas, que acabam se inspirando para programar suas viagens. E o processo todo se repete.
A mensagem que fica é bem clara: “marcas com forte presença em todos os canais serão as mais bem posicionadas para engajar viajantes, sejam eles novos ou experientes” (Google, 2014).
E você, o que está fazendo para fortalecer a sua marca na web?
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