Cresce cada vez mais a busca por soluções de marketing digital focado no setor turístico. Não é para menos. Hoje, existem no Brasil mais de 80 milhões de internautas e nenhuma empresa, inclusive as de pequeno porte, pode se dar ao luxo de ignorar esse mercado.
A influência dos sites responsivos, o poder das redes sociais, a facilidade de compra de produtos e diversos serviços online, fazem com que o uso do marketing digital não seja mais uma questão de opção, e sim uma imposição do mercado.
O primeiro passo para o sucesso no mundo online é a criação de um plano de marketing digital. Tudo deve ser integrado e planejado, para que os resultados sejam efetivos. Não é complicado, é só responder às seguintes questões:
1) Quem é o meu cliente? Tente “desenhar” um avatar, ou seja, definir uma pessoa, com hábitos, gostos, preferências, etc. É fundamental que você tenha isso claro e as etapas posteriores dependem totalmente dessa definição.
2) Por onde navega? Quais sites costuma navegar, quais as palavras chave que este potencial cliente digita, quais redes sociais utiliza, etc.
3) Como ele procura o produto que quero vender? Como ele define o destino de viagem, com qual antecedência, como organiza e reservas os serviços.
4) Como vamos alcançá-lo? Aqui você deve listar em todas as possibilidades de plataformas e mídias sociais, blogs, anúncios no Google, Facebook, Twitter, LinkedIn, banners, etc.
5) Quanto vai investir? Qual o orçamento disponível para investir no marketing digital.
6) Onde? É a seleção das melhores plataformas para nas redes sociais (posts orgânicos e pagos), possibilidades de parceria, compra de anúncio no Google e nos sites importantes.
7) Como medir? Com ajuda de algumas ferramentas, como o Google Analytics e as próprias estatísticas das mídias sociais, você consegue medir o ROI (retorno sobre o investimento) e avaliar os resultados.
As ações de marketing digital podem e devem ser coordenadas com o marketing convencional. Milhares de pequenas empresas no Brasil já utilizam as ferramentas desse novo componente do mundo dos negócios e deixar isso de lado pode acabar custando muito caro para sua empresa. Bom trabalho!
P.S. Se você precisa de ajuda para elaborar o plano de marketing da sua empresa, envie um email para contato@agentenoturismo.com.br e vamos ver como te jaudar, ok?
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