Todos nós buscamos acompanhar as novidades e tendências do turismo. Recentemente a Amadeus publicou o estudo intitulado “Agência de Viagens Online na América Latina: um olhar profundo sobre o mercado das OTAs na América Latina” e resolvi apresentar a você os principais resultados.
A pesquisa foi realizada no Brasil, México, Colômbia, Argentina, Peru e Chile, com o objetivo de analisar tendências e hábitos de uso dos internautas para buscar, consultar e consumir serviços das Agências de Viagens Online e também para avaliar a importância das agências tradicionais no atual cenário.
Em 2014, o crescimento das OTAs dentre os países analisados foi mais alto no Brasil, chegando a 24% em relação ao ano anterior. Enquanto no México o crescimento foi de 17% e na Argentina de 20%.
O relatório aponta que as viagens corporativas são majoritariamente organizadas pelas agências especializadas, pois exigem tratamento individualizado, assistência para os detalhes e muita flexibilidade. Assim, tanto a forma de promoção e comercialização desses serviços seguem os métodos tradicionais, como visitas às empresas, telefonemas, material promocional impresso, e etc. Nessas agências, ainda há uso parcial de ferramentas digitais, tais como sites com e-commerce, blogs e perfis em mídias sociais.
Para o segmento de lazer, o relatório afirma que o crescimento das vendas online é expressivo. As agências que estão investindo ou tendem a investir no mercado online devem ter consciência de que é necessário dar atenção às plataformas online, focar na taxa de conversão do site (quantidade de internautas que visitam o site x quantidade de compradores) e desenvolver estratégias de marketing para aumentar o tráfego do site.
Ainda, o estudo mostra que a evolução das etapas seria: construir com site informativo (e rico em conteúdo), incorporar meios de pagamento, consolidar os perfis nas redes sociais, criar conteúdo para dispositivos móveis e finalmente criar um aplicativo da empresa.
As agências e operadoras que visam aumentar sua presença online podem seguir as dicas:
– oferecer melhor experiência no site, com design que otimize a busca de informações e navegação amigável
– ampliar leque de produtos
– Oferecer opções em preços
– oferecer site seguro e com política de vendas transparente
À princípio, parece um longo caminho. Mas, se damos um passo de cada vez, ficamos mais perto do nosso destino. Bora começar!
Se você quiser ler o estudo na íntegra clique aqui.
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