Usamos o Google o dia todo, seja para encontrar informações simples, como um endereço ou telefone, até para encontrar soluções mais complexas, como por exemplo, estatísticas referentes ao tráfego do nosso site. O que pouca gente sabe é que ele também oferece algumas ferramentas gratuitas para potencializar o marketing de agências de viagens, operadoras e outras empresas turísticas.
Muitos gestores reclamam da falta de tempo para conhecer essas ferramentas e utilizá-las nos seus negócios. Então, resolvi apontar #5 Ferramentas que considero importantes e ajudam no marketing de agências e operadoras de turismo. Vamos lá:
#1 – Google Trends – excelente ferramenta para planejar campanhas online. Ela mostra o volume de busca de palavras que selecionamos, como por exemplo, turismo de aventura, filtrado por períodos específicos de tempo e por localização.
#2 – Google Meu Negócio – permite que sua empresa seja encontrada pelos clientes por meio das pesquisas no Google, Google+ e Google Maps. O conceito dessa ferramenta é estreitar relacionamento entre clientes e empresas na web, combinando geolocalização. Se você busca o site de uma determinada empresa, o Google já apresenta as informações, inclusive endereço e horários de funcionamento. Ao clicar no endereço, de um smartphone, a ferramenta já traça a rota para chegar ao estabelecimento buscado. Você já deve ter usado e não se deu conta. Confira o link aqui.
#3 – Google Analytics – É uma ferramenta essencial para administrar sites, blogs e principalmente agências online, já que mostra a origem e o comportamento dos usuários do seu site, como por exemplo, se vieram de redes sociais, de anúncio ou buscas orgânicas. Também mostra quanto tempo os usuários navegaram no site e as páginas com maior envolvimento. Para ler um post meu sobre o Google Analytics, clique aqui.
#4 – Google Keyword Planner – é a ferramenta que permite planejar as palavras-chave do Google. É fundamental para planejar campanhas no Google Adwords, também conhecido como links patrocinados. Você pode “brincar” clicando aqui.
#5 – Google Alerta – esta é fantástica e costumo recomendar aos meus clientes que têm dificuldade de criar conteúdo para mídias sociais. Você cadastra o alerta para receber informações sobre determinado assunto, como por exemplo, viagens e cerveja e recebe no seu email diversas notícias, links, vídeos, relacionados, facilitando assim a sua atualização naquele assunto e até inspirando posts para mídias sociais. O link é este aqui.
Bom, não precisa dizer que sempre que usamos o Google precisamos de um gmail, ou seja, um email da gigante da internet. Então, é claro que o Google também coleta muita informação sobre nós (veja acima o que ele me mostrou no meu aniversário), faz parte. Mas, me conta aí: dá para ficar sem o Google?
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