Nesta semana acontece mais uma edição da ABAV Expo, o principal evento do setor turístico no Brasil. Além dos expositores, com suas novidades e lançamentos, particularmente gosto de acompanhar as palestras da Vila do Saber. Estamos mais curiosos do que nunca para saber o que será do turismo em 2015 e o que esperar de 2016…

O turismo sempre foi um segmento com mudanças frequentes e atualmente vivemos um momento delicado, o que torna a tarefa de avaliar nossos objetivos e traçar metas ainda mais importante. Enquanto aguardamos projeções dos dados do setor, vamos acompanhar as previsões da Amadeus para os próximos anos:

criativos

Agências de viagens físicas e online

Para o ano de 2016, é esperado que o mercado de viagens na América Latina registre aproximadamente US$98,5 bilhões.

Para maximizar essas oportunidades, as empresas devem combinar maior oferta de conteúdo, tecnologia e soluções que impulsionem negócios online. (Aproveito para lembrar que se as empresas brasileiras não fizerem esforços nesse sentido, vamos perder vendas para sites estrangeiros).

Viagens Corporativas:

A chegada da geração Millennial (nascidos entre os anos 80 e 2000) ao mercado de trabalho provocou grande mudança na cultura corporativa das empresas e consequentemente na forma de consumir viagens corporativas (logo escreverei um post sobre isso). Para os millennials que viajam a trabalho, as prioridades são outras, mas pode-se pincelar aqui algumas necessidades: tecnologia, mobile, agilidade, rapidez e a combinação de lazer com trabalho.

Espero encontrar com vocês na ABAV. Para quem estiver por lá, farei a palestra Marketing Digital para Agências de Viagens: estratégias para a era mobile,  no dia 24/09, a pedido do Sebrae Nacional. Até lá!