Já escrevi sobre os millennials antes, mas se você não se recorda, eles formam a geração nascida entre 1980 e 2000. Também conhecida como Geração Y, essa geração tem motivado diversos estudos, pesquisas, debates, etc. E por quê?
Porque formam uma geração com objetivos, hábitos, perfil de compra, valores e comportamento totalmente diferentes. Ok, toda geração tem suas características e com os millennials não seria diferente. Mas o que muda, é que essa “galera” já representa 80 milhões de consumidores nos Estados Unidos (cerca de 1/4 do total do poder de compra), influenciando diretamente a indústria do turismo. Segundo prognóstico da consultoria Deloitte, em 2025 essa geração será responsável por 75% da força de trabalho do mundo.
Diante da importância desses novos consumidores e da necessidade de conhecê-los melhor, vou apontar algumas particularidades dos millennials:
1) Eles têm vontade de viajar pelo mundo e desbravar o desconhecido. Prezam pela liberdade e se hospedam em casas de amigos ou conhecidos.
2) O millennial prioriza experiências autênticas e prefere gastar seu dinheiro com viagens a coisas materiais. Aumentar o conhecimento durante as viagens é um dos seus principais objetivos.
3) Millennials valorizam características locais/regionais, quando viajam. Por exemplo, uma das atividades preferidas é degustar pratos típicos, em companhia de amigos locais, mesmo que isto signifique mais estresse. Eles também buscam conhecer a realidade de cada local.
4) Apreciam e utilizam toda tecnologia mobile disponível para facilitar o seu dia a dia, inclusive suas viagens. O celular é usado no planejamento, reserva e compra da viagem, durante a viagem e também no pós férias.
5) Os destinos preferidos são Estados Unidos e Austrália;
6) Amigos e família são os principais influenciadores na tomada de decisão para a grande maioria dos millennials;
7) O preço é o fator principal para 80% desses jovens;
8) Utilizam todas as ferramentas da economia colaborativa para alcançar suas metas: Airbnb, Uber, Couchsurfing, etc.
9) Quando viajam a trabalho, optam por hotéis novos e charmosos, bem equipados em termos de tecnologia, ao invés de hotéis tradicionais e luxuosos.
Em 2020, os millennials consumirão cerca de 320 milhões de viagens internacionais. Engana-se quem ainda negligencia este mercado, porque além de viagens de lazer, serão eles os viajantes corporativos e todas as agências e operadoras deveriam estar prontas para atendê-los.
Na próxima semana vou escrever algumas dicas para você montar a sua estratégia para atender esses novos consumidores. Mas, se você quiser aprofundar nesse assunto, leia também “Millennials, mais numerosos e mais importantes” e “Os Millennials e o futuro das viagens“.
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