Em tempos de crise a ordem é cortar diversos tipos de gastos que não são essenciais. Está correto, mas muitas empresas esquecem que todas as ações ligadas ao marketing da empresa são, na verdade, investimentos que se fazem ainda mais necessários nesses períodos.
Principalmente as pequenas e médias empresas reduzem (ou extinguem) os esforços de marketing quando o faturamento cai, e na verdade deveriam dar ainda mais enfoque para essas ações.
Para você otimizar o seu investimento, resolvi apontar os 5 erros mais comuns de marketing cometidos pelas agências e pequenas operadoras de viagens:
1) – Não definir seu público alvo
Público alvo é cliente que a empresa visa atingir, o viajante que consome os serviços. E para que suas ações de marketing sejam eficientes é fundamental que você conheça o seu público alvo a fundo: faixa etária, preferências, hábitos de compra, etc. Portanto, sugiro que você “desenhe” um avatar, que tem hábitos características bem definidas. Para as agências que trabalham com lazer de forma geral, esta tarefa é mais difícil, porém mais necessária.
2 – Não saber qual é o seu verdadeiro diferencial
Nas diversas consultorias nas agências sempre pergunto aos proprietários qual é o diferencial da empresa. Muitos respondem que é o atendimento e explico que esse atributo não é mais o diferencial. É fundamental que você saiba o que sua agência de viagens tem de especial, de diferente em relação às outras empresas do mercado local/regional e também do mercado online. Vai vender lazer no mundo todo, competindo com CVC e Decolar?
3 – Não traçar objetivos
Todo planejamento de marketing começa com a definição dos objetivos, que por sua vez devem estar alinhados com os valores, missão e visão da empresa. É muito importante ter isso claro, porque se não sabemos para onde vamos, qualquer destino pode ser bom, como também pode ser muito ruim.
4 – Falar somente dos seus serviços
Falar somente dos seus produtos é o primeiro passo para o cliente não querer te ouvir, receber as suas comunicações, sejam os posts no Facebook, newsletter, e-mail marketing, etc. Já reparou que as agências postam sempre as mesmas coisas nas redes sociais? O potencial cliente quer receber informação útil, dicas, conteúdos bacanas, etc. Por isso é tão importante que você conheça seu público, para poder oferecer algo realmente valioso para ele.
5 – Pensar que propaganda e publicidade traz resultados imediatos
A falta de conhecimento de marketing faz com que empreendedores invistam em qualquer tipo de mídia, sem entender qual é a mais adequada para atingir o seu público alvo. Pode-se gastar muito e não ter resultado, como também pode-se investir bem pouco e atrair o público desejado. Assim, não se pode prever que um anúncio, seja no Facebook ou em revista de grande circulação, vai resolver todos os problemas. Turistas precisam ter renda para viajar, claro, mas também precisam ter tempo/férias, e isso está ficando cada vez mais difícil…
Comece agora refletir sobre o marketing da sua empresa e avalie como estão seus resultados. É possível que você esteja cometendo alguns desses erros tão comuns. Bom trabalho e boa semana!
P.S. Se você quiser saber como criar o Plano Estratégico de Marketing da sua empresa, clique aqui.
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