Este post foi escrito por Bibiana Antoniacomi, diretora da Special Paraná.

Viajar é o esporte número 1 de muitas pessoas no mundo inteiro. É um dos temas preferidos de conversas e postagens em redes sociais.  As fontes de informações são muitas: os amigos/familiares que foram a determinado lugar, a internet, agências de viagens, revistas, TV, etc. O mundo ficou pequeno e colecionar destinos viajados é muito comum. Sites como o tripadvisor.com são fontes de referências para muitos viajantes e alguns adoram ajudar quem tem dúvidas sobre determinado lugar.

Apesar de ser tão comum viajar, muitos clientes ainda não sabem o que uma agência de turismo receptivo pode fazer para tornar a viagem mais agradável e proveitosa. Todos já presenciaram o trabalho de uma delas e talvez nem se deram conta. Sabe aquela pessoa com uma plaquinha no aeroporto esperando alguém? É o “enviado” de uma agência de receptivo para recepcionar o cliente. Quem vai lhe buscar para um passeio ou aquela empresa de turismo que tem um balcão no hotel de destinos muito turísticos, como Foz do Iguaçu, por exemplo… Todos eles trabalham para uma agência de turismo receptivo.

As operadoras de turismo, que vendem pacotes que incluem aéreo, hospedagem e traslados/passeios, têm agências de turismo receptivo como parceiras nos destinos. Entretanto, o agente de viagens ou profissional de turismo em geral poderá contratar uma agência de receptivo diretamente e montar algo exclusivo para seus clientes saírem do básico.

A agência de turismo receptivo é uma empresa com sede na cidade que você está oferecendo para seu cliente. Ou seja, eles moram lá, sabem como as coisas funcionam e vão lhe dar dicas bacanas. Eles sabem as distâncias e tempo para conhecer cada atrativo, sabem como agendar visitas ou comprar ingressos antecipados para seus clientes não ficarem esperando em filas intermináveis. As agências de turismo receptivo têm guias de turismo que vão orientar sobre o que visitar, chamarão a atenção para coisas interessantes que passariam despercebidas se ninguém mostrasse, sabem onde comer e o que o cliente não pode perder, falam seu idioma, sabem das diferenças culturais, onde há compras bacanas, etc. Vão esperar seus clientes com o ar-condicionado ligado, esperarão caso o voo se atrase, farão todo o possível para resolver problemas com hotel, voos, etc. É aquele parceiro que você tem no destino que está oferecendo, que poderá lhe dar apoio no que precisar.

 

Confira 10 razões para contratar os serviços de uma agência de receptivo:

  • Você aproveitará o conhecimento de quem mora no destino
  • Você poderá planejar as coisas com antecedência e programar melhor a estadia do seu cliente
  • Seu cliente verá mais em menos tempo em um roteiro pré-estabelecido do que procurando tudo por conta própria
  • Seu cliente não perderá tempo em filas e descobrindo como funcionam as coisas: a agência de turismo receptivo faz reservas e pode comprar ingressos antecipadamente
  • Você terá alguém para lhe dar suporte no destino em caso de algum imprevisto
  • Você terá o apoio de um especialista para reservar hotel, traslados, passeios e o que precisar
  • Seu cliente terá um guia de turismo para dar informações e tornar o passeio mais agradável
  • Você terá um leque de opções de passeios e serviços para oferecer para seus clientes aproveitarem ao máximo a estadia e realmente conhecerem o destino
  • Você terá segurança no destino, comprando com quem conhece e não entrando em nenhuma “fria”
  • Seus clientes terão comodidade para aproveitar os momentos de lazer

Em tempos de necessidade de diferenciação dos serviços, vale a pena consultar uma boa agência de receptivo para agregar valor à viagem do seu cliente. Bom trabalho!

P.S. Se você trabalha com serviços receptivos, leia também o “Como Inovar  nos Serviços Receptivo“.