A avalanche de novidades que surgiu nas nossas vidas (e na vida das nossas empresas) nos últimos cinco anos tem sido avassaladora para muitos empresários e gestores de destinos turísticos, que se esforçam para acompanhar as novidades, mas ainda sentem-se perdidos.
Realmente são tantas novidades a cada semana, que fica difícil acompanhar tudo que aparece e a dúvidas surgem: qual a melhor estratégia digital para o meu negócio? Em que investir, blog, mídias sociais, aplicativos, etc.? Como tirar proveito de tudo isso?
Em relação a alguns setores, como o varejo, o turismo caminha a passos lentos no mundo digital. Vemos que as grandes empresas, principalmente as OTAs, determinam suas estratégias e táticas e alcançam excelentes resultados. A falta de informação e de recursos dificultam que pequenos empresários e gestores de destinos consigam desenhar seus planos de marketing digital. Assim, apresento os 6 aspectos que considero mais importantes para empresas e destinos atentarem, no momento de planejarem suas ações online:
- Usar melhor o marketing de conteúdo. Os internautas querem receber conteúdo, informações que consideram interessantes e sua marca precisa aprender a entregar isto. Seja por meio de blog, mídias sociais, vídeos ou webinars (seminários online).
- Implementar transações online, comercializando produtos próprios ou de terceiros, o conhecido marketing de afiliados.
- Usar o Call to Action, que é uma estratégia de chamar o usuário para realizar uma determinada ação no seu site ou blog, para que se torne um seguidor e receba as comunicações da sua empresa. Isso não tem nada a ver com aquelas janelas “Assine nossa newsletter e receba nossas promoções”. As pessoas estão fartas de spam e agora querem informação útil.
- Apostar no desenvolvimento de aplicativo (no caso de destinos), com conteúdo superior ao de catálogos ou brochuras. Deve-se pensar em oferecer facilidades para os usuários, como mapas, geolocalização, etc.
- Investir em boas imagens e vídeos curtos. Não é novidade que uma boa imagem vale mais que mil palavras. E os vídeos ainda têm o poder de emocionar os consumidores através da música, das cenas, etc.
- Analisar SEMPRE os resultados através do Google Analytics. Não há como saber se estamos no caminho certo, se não tivermos as métricas certas.
Os empresários alegam não ter tempo de aprender tudo isso. E eu sempre digo: ou encontramos tempo para acompanhar essa avalanche, ou ela passará por cima de todos nós, empurrando-nos ladeira abaixo. Boa semana a todos!
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