Uma das tarefas importantes de uma agência de viagens é a criação de produtos personalizados ou pacotes específicos para pequenos grupos de clientes. Sempre dependemos dos consumidores e uma coisa que as OTAs não fazem (ainda) é oferecer o produto certo para cada viajante.
Sempre que falo aos donos de agências sobre a importância da especialização em determinado nicho, recebo olhares fulminantes. As agências, normalmente, se dividem em corporativas e lazer (algumas até atendem ambos segmentos). Ok, mas dentro do lazer existem centenas de públicos, com necessidades e desejos diferentes, e é impossível agradar a todos com os mesmos produtos e a mesma comunicação.
E eu pergunto, sabemos direcionar nossos produtos aos nossos clientes? Uma campanha no Facebook, por exemplo, pode chamar a atenção de viajantes da terceira idade e de estudantes, ao mesmo tempo?
A mesma coisa acontece com o público GLS, de famílias com crianças pequenas, mergulhadores, corredores, bikers, fanáticos por vinho, etc.. Se você ainda se esforça para vender viagens de lazer de uma forma geral, veja abaixo alguns dos benefícios da especialização:
- Os clientes são diferentes, com necessidades e expectativas diversas;
- Focando em determinado nicho, você conhece bem os interesses e hábitos do seu público alvo, e portanto, os resultados dos seus esforços de marketing serão maiores;
- Sua empresa poupa gastos desnecessários de promoção com públicos que não trazem resultados;
- Seus clientes ficam muito mais satisfeitos e mesmo que tendam a comprar pela internet, sempre consultarão suas ofertas.
E você, já pensou nisso? Já parou para refletir que como consumidor também aprecia quando uma empresa entende suas necessidades e gostos?
Olá, acompanho as publicações e gostaria de saber sua opinião sobre franquia de site de turismo, como você vê esse mercado? Abs,
Olá Estelita! Tudo bem?
A sua pergunta é bem pertinente. Mas, existem diferentes franquias e tenho receio de dar o mesmo tratamento para empresas diferentes. Então, falo de forma geral, ok?
Penso que o maior desafio de quem encara a franquia de uma agência online é o mesmo de quem investe num belo site da própria agência: atrair tráfego! Portanto, existe uma facilidade para entrar no negócio, que é toda a estrutura pronta para operação. Mas a dificuldade continua lá: por que comprar de um determinado site e não de outro? Sabemos que o viajante consulta mais de 10 sites antes de comprar a sua viagem. É necessário contar com bom planejamento de marketing digital para ter sucesso!
Ajudei?
Boa sorte, abraços!
Marta
Boa tarde! Quero abrir uma agencia, porém com segmentação diferenciada, li o post acima e achei bastante interessante, gostaria que indicassem algo a mais para que eu possa conhecer mais sobre o assunto. Desde já agradeço.
Olá Aline!
Obrigada pelo contato. Eu realmente acredito que o melhor caminho para a agência de turismo hoje é a especialização em algum nicho. Recomendo que você analise as suas preferências e os segmentos que tem mais afinidade. Nesses posts você encontra mais informações. Abraços
Marta
https://agentenoturismo.com.br/por-que-segmentar-a-sua-agencia-de-turismo/
https://agentenoturismo.com.br/por-que-sua-agencia-deve-focar-a-segmentacao-turistica/
https://agentenoturismo.com.br/turismo-de-aventura-voce-conhece/
Solicito material informativo sobre Turismo.
Olá Ana Paula, tudo bem? Temos 02 e-books gratuitos, sobre Marketing Turístico e sobre Mídias Sociais para Turismo. O que exatamente você gostaria?
Grata
Marta
Pretendo iniciar trabalho nessa area .Desejo adquirir conhecimentos basicos para colocar em pratica.agadeço
Olá Ana Paula, você pode começar lendo os posts sobre planejamento. É uma boa maneira de começar o trabalho. Qualquer dúvida, estou à disposição!
Boa sorte!
Marta