A promoção e a venda online de viagens, hotéis, bilhetes aéreos e carros já são bem comuns e ganham mais adeptos a cada ano. A última conferência da Phocuswright, realizada no final de 2014, em Los Angeles, apontou um novo segmento que deve usar a tecnologia para atrair a atenção do viajante e melhorar sua experiência antes, durante e depois da viagem: os destinos turísticos.
Os destinos turísticos, segundo especialistas, têm o desafio de interagir com os turistas durante as viagens, utilizando principalmente a tecnologia mobile.
Por meio dos smartphones, os consumidores apontam suas preferências e recebem dicas de passeios, tours, restaurantes, baladas e etc. Já existem vários sites que vendem passeios pelo mundo afora, beneficiando diversos pequenos prestadores de serviços receptivos. Mas isso ainda é pouco.
Há quem defenda a necessidade de interação humana do turista com os destinos e seus fornecedores durante a estada. Mas, a expectativa é que em 2016 cerca de metade das compras online dos millenials será feita por dispositivos móveis.
Portanto, as discussões apontam para a necessidade do destino interagir com os viajantes, assim como as empresas, durante a viagem. É importante oferecer possibilidades de personalização, apresentar experiências locais e usar a tecnologia para contar histórias de forma interativa e interessante.
Assim, toda a cadeia terá que ser envolvida: atrativos, atividades, guias, restaurantes, receptivos, etc, que são os segmentos que ainda exploram muito pouco a tecnologia.
A viagem certamente será melhor aproveitada, já que a tecnologia permite personalizar os serviços, que estão ali na mão. Os viajantes agradecem!
Olá, parabéns pela matéria. Sabe, também estou aplicando o uso da tecnologia para divulgar a nossa região, é um projeto novo e que teve início a partir do programa de apoio à revitalização e incremento das atividades de turismo promovido pela Usina Hidrelétrica Teles Pires aqui em nossa região. Criei um aplicativo que tem por objetivo divulgar os serviços e atrativos da nossa cidade e região. O app está em fase inicial porém já está funcionando e sendo utilizado. Como somos de uma região afastada dos grandes centros, onde a utilização dessas tecnologias é mais comum, o aplicativo está tendo uma aceitação positiva pois vai decorrente às necessidades de um turista frequente por aqui, o turista de negócio.
Para quem quiser conferir o aplicativo está disponível na Play Store da Google com o nome de ROTEIRO TURÍSTICO AMAZÔNIA, também temos uma página no Facebook onde compartilhamos informações da região: https://www.facebook.com/TurismoAmazoniaMatogrossense
Espero que gostem.
obrigado
Oi Marcelo,
Obrigada pelo contato e por compartilhar o post.
Os aplicativos ocupam espaço cada vez maior nas nossas vidas. Parabéns pela iniciativa. Espero que você tenha oportunidade de criar muitos outros….
Abraços
Marta