A gastronomia está na moda e já faz um tempo! Comer bem sempre foi um dos nossos anseios, mas hoje percebo que muita gente, que antigamente nem ligava para comer tão bem, valoriza os bons restaurantes da sua cidade e arredores e dá preferência para os destinos onde a gastronomia aparece como “ator principal”.
Claro que há pessoas que sempre valorizavam a boa cozinha, como também o bom vinho. Mas de um tempo pra cá, noto que a tribo dos apaixonados pela boa mesa só aumenta. Observo a quantidade de confrarias, filmes, programas de TV, blogs, revistas, etc. sobre esse tema.
Os reality shows são bons exemplos do que estou falando, tanto no exterior como no Brasil, sem falar dos programas de cozinha (só no GNT há uns 5….). E os eventos de gastronomia? São sempre sucesso de público, onde se tem a chance de provar menus diferenciados, como no Restaurante Week e nos Festivais Gastronômicos. Mas ganha cada vez mais adeptos os eventos de comida de rua e até os food trucks. Aliás, se você ainda não assistiu Chefe, deve colocá-lo na sua lista. Recomendo não só pelo tema tão em moda, mas principalmente para observar como o uso do Twitter foi essencial para destruir a reputação de um chefe renomado e também para dar a volta por cima.
Pensando no universo das viagens, comer bem é quase uma necessidade. Viajantes querem se deliciar com pratos típicos, sabores únicos, experiências memoráveis. E esses são os viajantes comuns, quero dizer que não são os experts no mundo dos sabores.
O segmento de turismo gastronômico é bastante amplo e tende a crescer. São viagens para conhecer, degustar, saborear e principalmente voltar com a memória cheia de novas sensações. São passeios que envolvem visitas a casa de chefes profissionais, restaurantes estrelados, produtores de ingredientes, vinícolas e até cervejarias artesanais (outro segmento em alta no mundo da gastronomia).
Se você conhece pouco desse universo, sugiro que busque mais informações. Ou, melhor ainda: se for possível, se delicie com as maravilhas preparadas por pessoas comuns, chefes amadores ou profissionais. Bon appetit!
P.S. O que você comeu, durante uma viagem, que nunca mais esqueceu???
Post fantástico. Vou compartilhar. Parabéns.
Obrigada, Ricardo! E boa sorte com as viagens bacanas da Aldeia Mundo!