Não é novidade para ninguém que as mudanças tecnológicas recentes têm provocados diversas alterações nas relações sociais e também nas relações profissionais. A disponibilidade de informações, ferramentas, aplicativos, cursos e diversos outros recursos, também reflete nas novas competências que devemos ter ou desenvolver, para sermos profissionais atualizados e competitivos.
Não sou da área de RH, mas assim como você, também tento acompanhar as mudanças e na medida do possível, adquirir novas competências profissionais. Então, seguem 05 talentos e competências indispensáveis para quem quer ser necessário, importante, no mercado de trabalho. Os profissionais do futuro devem:
1. Ser criativos – cada vez mais ser criativo ajuda o profissional de qualquer área. No setor de viagens, a criatividade serve para identificar soluções menos óbvias para a sua empresa ou seus clientes. Serve ainda para encontrar nichos de mercado ou segmentos de oferta ainda pouco explorados.
2. Ser capazes de criar alianças e parcerias – agentes de viagens podem se aliar, por exemplo, a uma empresa de serviço distinto, mas que atenda ao mesmo público alvo (exemplo, uma academia ou uma escola de idioma) para promover ações que beneficiem ambas empresas. Outra possibilidade é fazer parceria com empresas do mesmo segmento (agências e operadoras, por exemplo) para desenvolver projetos mais complexos.
3. Ser responsáveis e preocupados com a sua reputação – o marketing pessoal será cada vez mais importante e visível, uma vez que depoimento de clientes ou chefes e posts de redes sociais profissionais, como LinkedIn, influenciam diretamente na reputação do profissional. Assim, a trajetória, o comprometimento do profissional com a empresa e seus projetos, bem como a ética, serão atributos cada vez mais valorizados.
4. Ser altamente eficazes – os profissionais do futuro necessariamente deverão ser capazes de aproveitar a tecnologia disponível e usá-la a seu favor, de forma que seu trabalho seja mais produtivo e inteligente. Assim, as pessoas ficam mais orientadas pelos resultados e não pela quantidade de horas que trabalham.
5. Trabalhar com o que gosta: a capacidade de estar conectado e localizável o dia todo é um fato real e muito bem visto pelas empresa, mas tem aspectos positivos e negativos. Estar disponível por muito tempo só é possível quando se faz aquilo que ama. Portanto, é necessário descobrir logo cedo o que motiva cada pessoa, o que ela realmente gosta e como conseguir fazer disso um meio de vida.
O futuro nos reseva muitas surpresas. A capacidade do ser humano se adaptar é enorme e Darwin já dizia que “Não são as espécies mais fortes que sobrevivem e nem as mais inteligentes, e sim as mais suscetíveis a mudanças. ” Então, que venham as mudanças!
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