Participei da ABAV Expo na semana passada, o principal evento do turismo no Brasil. Trabalhei na Vila do Saber e por isso não consegui assistir a todas as palestras que gostaria, mas tive oportunidade de acompanhar pedaços de algumas delas.
A primeira observação que faço é a quantidade de palestras (e o sucesso de público delas) relacionadas à tecnologia, novos canais de distribuição, mídias sociais, marketing digital e por aí vai… Claro, estamos no momento de transição e todas as empresas (inclusive aquelas geridas por pessoas bem conservadoras) terão que utilizar essas ferramentas para sobreviver…. Vi profissionais de todas as idades e de várias partes do Brasil buscando entender e aplicar melhor essas “novidades”…
Mas, ao circular pela Feira, que por sinal estava bem bonita, vi destinos lindos, atraentes, instigantes….. destinos de sonhos…. E fiquei imaginando como embalar todos esses atributos para oferecer aos viajantes e como identificar o melhor produto para cada um deles…
É claro que as ferramentas digitais são essenciais para captar internautas e convertê-los em clientes. Mas saber humanizar o serviço é fundamental para atender o viajante que deseja mais valor e também para diferenciar sua agência. Há lugares e situações que somente um especialista em viagens pode passar a confiança necessária para que o turista coloque literalmente o pé na estrada.
Da mesma forma, um bom vendedor sabe derrubar objeções e convencer seus clientes que determinado produto/destino vai trazer muitas alegrias, deixar ótimas lembranças pelo resto da vida, concretizar sonhos….
Mas para isto, este profissional deve ser muito bem preparado, deve estar “antenado” e atualizado e precisa entender pessoas…. Só assim poderá realmente agregar valor à venda, embalando cada destino para o passageiro certo!
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