O maior poder de compra dos brasileiros e sua familiaridade com o e-commerce (só em 2013 9 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra online) têm incentivado as vendas online de produtos turísticos.
De acordo com eMarketer, empresa especializada em pesquisas de mercado, esse maior fluxo de internautas navegando nos sites de agências de turismo, companhias aéreas, hotéis, etc, é consideravelmente maior. Assim, muitas dessas empresas investem em sites amigáveis, que proporcionam uma excelente experiência de compra.
O estudo mostra 25% das vendas envolvendo viagens no Brasil são realizadas via web. No entanto, ainda há enorme fatia de consumidores que pesquisam online e preferem comprar offline. A preocupação com privacidade e segurança dos dados justifica este comportamento.
As viagens não aparecem entre as 10 categorias mais vendidas via web (modas e acessórios, cosméticos e eletrodomésticos são os 3 principais…). Mas isto não significa que sua empresa pode ignorar o universo online. Segundo estudo realizado pelo TripAdvisor, 95% do público jovem (18-24 anos) utiliza dispositivos mobile enquanto viaja e praticamente metade (44% desses jovens) usa seu smartphone para encontrar atrativos, restaurantes, hotéis e etc. no local em que estão. Esse dado confirma a necessidade de investimento em marketing digital, principalmente para agências de receptivo, atrações, bares e restaurantes.
Sabemos que a grande dificuldade dos empresários, principalmente de agências de turismo, reside em atrair visitantes para o site da empresa e convertê-los em clientes de fato. Mas, não há outro caminho. Me lembro da famosa frase do Bill Gates: “Em alguns anos existirão dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora do mercado”. De que lado você estará?
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