Especialistas em tecnologia voltada à indústria turística participaram do International Travel Media Meeting, encontro que aconteceu na FITUR (Feira Internacional de Turismo), apontam tendências que serão aplicadas nas empresas ainda neste ano.
Os temas abordados no encontro foram escolhidos pelos experts, que analisaram os assuntos mais importantes para a indústria turística, em termos de tecnologia e inovação. Esses temas correspondem às principais etapas em que a tecnologia influencia no processo de viagem: escolha do destino, transporte e hotel.
A curto prazo, as empresas turísticas utilizarão a tecnologia para oferecer experiência fluida e contínua por meio de dispositivos móveis, visando captar informação relevante através das redes sociais. Essas mídias funcionam como canais de serviço ao cliente em tempo real e permitirão entender melhor suas necessidades potenciais. Além disso, permitem chegar ao cliente de forma mais precisa, através de soluções e aplicações móveis, gerando produtos e serviços personalizados e únicos. Outras conclusões apontadas são:
Capitalizando as reserva de última hora – Depois de analisar os passos que os turistas seguem durante o processo de reserva nos dispositivos móveis, foram propostas estratégias para as empresas otimizarem suas vendas. O objetivo principal é aproveitar ao máximo a tendência de reservas de última hora, feitas principalmente a partir dos dispositivos móveis.
Convertendo cliente nas redes sociais – Ao examinara as mídias digitais como canais de contato com o cliente, os especialistas afirmaram que 1 em cada 10 turistas espera poder se comunicar com um representante da empresa/marca pelas redes sociais de forma instantânea. Investir tempo e dinheiro nas políticas adequadas nas redes sociais tem mostrado benefícios para a otimização desses canais de comunicação para aumentar a satisfação do cliente e também deixa um rastro na internet, que melhora a reputação da empresa e aumenta o valor da marca.
O feedback do cliente, conhecido também como prova social, é tão importante quanto a postagem de conteúdo relevante e a informação gerada nas redes sociais terá papel muito importante durante o processo de planejamento da viagem. Isto porque as redes sociais influenciam claramente sobre a decisão dos turistas.
Global versus Local – As empresas turísticas devem estar aptas para aproveitar ao máximo o que cada destino tem de autêntico e exclusivo e também nas experiências que podem ser vividas em cada lugar.
À medida que o mundo todo fica acessível aos consumidores, os aspectos locais de cada destino tornam-se cada vez mais importantes e interessantes aos turistas. Saber embalar e disponibilizar essas experiências usando as tecnologias, continua sendo um grande desafio para empresários e gestores de turismo.
Essas são as principais conclusões extraídas da análise realizada por nove especialistas estrangeiros, durante o ITMM. Creio que nem podemos chamá-las de tendências, porque já acontecem em várias partes do mundo. Mas é sempre bom ficar de olho, não?
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