Vivemos um tempo de mudanças rápidas, de novidades diárias, de transformações. Mesmo acompanhando (e tentando usar) todas essas novidades tecnológicas, me assusto com a velocidade com que novas redes sociais surgem e ganham adeptos, sites diferentes, aplicativos práticos, enfim, facilidades para que as viagens sejam cada vez mais completas e customizadas.
É incrível que algumas pessoas simplesmente se negam a acompanhar essas mudanças e preferem reclamar a tentar entender essas novidades e usufruí-las…
A cada dia, novos aplicativos, sites, sistemas e redes sociais “temáticas” são criadas, com o objetivo de oferecer soluções para um determinado público alvo que ainda não tem suas necessidades atendidas. Pense que muitas dessas soluções não existiam a 5 ou 8 anos atrás…
Da mesma forma, outras mídias sociais, plataformas, produtos etc… perdem a preferência dos usuários e consumidores, por falhas ou simplesmente por não acompanharem as mudanças de hábito ou comportamento deles.
O empreendedor de sucesso é aquele que está disposto a resolver problemas e criar soluções. Para isso, ele PRECISA acompanhar todas as mudanças que acontecem na sociedade. Por exemplo, se os jovens brasileiros estão viajando muito mais, conforme pesquisa do MTUR, alguma coisa aconteceu…. Quais são as mudanças que ocorreram? Como eles viajam? Já percebeu que as famílias estão viajando durante o ano letivo, porque é MUITO mais barato? Você já viu algumas agências especializadas no atendimento de artistas ou fanáticos por futebol ? Agências especializadas em viagens para fotógrafos?
Quando um profissional, com boa visão de mercado, enxerga uma oportunidade de negócios para empreender o sucesso é inevitável! A grande maioria das pessoas acaba seguindo os modelos, os padrões impostos e não busca seu “lugar ao sol”. Sinceramente, eu recomendo tirar um tempo para refletir sobre essas mudanças modernas, além de planejar e achar uma brecha para satisfazer uma “tribo” que talvez nem saiba que suas necessidades não foram atendidas.
“Bora” pensar?
Sou consultor de viagens corporativas de uma agência de pequeno porte e fico muito incomodado com as evoluções tecnológicas no mercado do turismo e observar que não consigo visualizar as oportunidades, não consigo sair do tradicional.. Tenho muita vontade de empreender nesse mercado, mas não sei como começar, que conselho ou dica me daria?
Olá Roberto!
Parabéns por reconhecer que você precisa se atualizar e pela iniciativa de querer empreender.
Eu diria para você começar a buscar informações sobre o segmento de viagens corporativas, ler pesquisas, acompanhar tendências, enfim, entender o comportamento desse novo turista de negócios. Existem muitas oportunidades no mercado, mas é importante que você tenha diferenciais e encontre formas de entregar soluções que o cliente realmente necessita. Encontre uma brecha e vá em frente!
Boa sorte.
Abraços
Marta Borges