Todo fim de ano costumamos fazer um balanço, ponderando os acontecimentos bons e ruins, as conquistas, os fracassos, enfim, se realizamos tudo aquilo que planejamos. Na verdade, o brasileiro, em geral, não costuma planejar a vida pessoal e nem a vida profissional. Mas nos negócios deve ser diferente, é fundamental realizar o planejamento da empresa.
Muitos empresários me contam durante as consultorias que fazem planejamento “em suas cabeças”. Sempre enfatizo que a implementação de ações e conquista de metas só acontecem se todos os colaboradores da empresa estiverem engajados em prol de um objetivo comum. E como isto pode acontecer, se apenas uma cabeça tem essas informações?
É importante lembrar que 2014 será um ano atípico, com Copa do Mundo e eleições e os sinais da economia brasileira não são os mais animadores. Então, eu convido todos vocês para olhar para o futuro, refletir e apontar respostas para cada um dos itens abaixo.
1) Onde queremos chegar? Quais são os objetivos a serem alcançados em 2014? É interessante quantificar, como por exemplo, aumentar o faturamento em x% ou incrementar a participação no mercado em tantos %.
2) Quais são as condições atuais? Avalie os seus pontos fortes e pontos fracos, referentes aos aspectos internos da sua empresa ou destino, como por exemplo recursos humanos qualificados, portfólio de produtos bastante variado, e por aí vai.
3) Como está o mercado? Chegou a hora de entender as ameaças e as oportunidades de mercado. Por exemplo, destinos turísticos brasileiros têm grandes oportunidades de negócios com a Copa 2014, assim como as agências de receptivo. E as agências que trabalham com emissivo, quais são as perspectivas para 2014? A instabilidade do câmbio, o crescimento da inflação e outros fatores externos ao seu negócio devem ser considerados.
4) Quais são as metas da empresa? Depois de cruzar as informações da empresa (pontos fortes e fracos) com a situação do mercado (ameaças e oportunidades), você deve estabelecer as metas que serão implementadas para atingir os objetivos estabelecidos no primeiro passo. Por exemplo, se foi definido aumentar o faturamento em 10%, você deve avaliar as condições internas e externas para apontar o que será feito, ou seja, o passo a passo que deve ser cumprido para se chegar lá.
5) Estamos batendo as metas? Você deve acompanhar mês a mês os resultados alcançados. Não espere o final de 2014 para avaliar as conquistas, pois durante o ano você poderá fazer os ajustes necessários para atingir os objetivos propostos.
Lembre-se que todos os colaboradores devem conhecer as metas e o objetivos que serão almejados pela empresa. É bem interessante premiar aqueles que mais se empenharam para bater as metas. Boa sorte!
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