Não é novidade para ninguém que os turistas do mundo todo utilizam as redes sociais para planejar as férias, pedir dicas, compartilhar fotos e vídeos durante e após a viagem, enfim, em todas as fases da viagem.
Uma recente pesquisa publicada pelo TripAdvisor apontou que 61% dos turistas mundiais e 74% dos turistas brasileiros usam as mídias sociais mesmo quando estão viajando. Foram entrevistados 20 mil turistas, de 26 países, sendo 890 brasileiros.
Na fase do planejamento os números são ainda mais expressivos:
– 72% dos entrevistados usam as redes sociais para pedir conselhos sobre onde ficar e que passeios fazer:
– 67% para ver fotos e vídeos de onde querem visitar;
– 60% para encontrar inspiração para o que fazer e ver no destino;
– 45% para buscar ofertas de pacotes.
Viajar hoje é muito mais social e os consumidores tendem a confiar mais na opinião de amigos do que nos anúncios. Muitos usuários das redes sociais começam a sonhar com um destino ao ver o post de um amigo, ou amigo do amigo, que está viajando.
Durante a viagem, o turista adora contar aos seus amigos que está viajando já no aeroporto. Dos 10 pontos brasileiros com maior número de check ins, 8 são aeroportos.
Os resultados da pesquisa do TripAdvisor mostram que 61% dos brasileiros usam as redes sociais nas férias para se conectar com as pessoas, cerca de 40% ainda usam para pedir dicas durante a viagem e 9% admitem usar as mídias para “deixar os amigos com água na boca”.
O levantamento mostrou ainda que nove em cada dez viajantes usam dispositivos móveis enquanto estão viajando.
O que significa tudo isto? Como as empresas e destinos turísticos estão utilizando seus perfis nas mídias sociais para se relacionar com os turistas? Como chamar a atenção do consumidor no Facebook, diante de tanta informação?
As redes sociais são fortes aliadas para a promoção de empresas e destinos turísticos. No entanto, devem ser utilizadas de forma estratégica para que possam trazer resultados. É um caminho sem volta e todos nós temos que entrar nessa caminhada. Bom trabalho!
Deixar um comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.