Primeiro foram os hotéis e as companhias aéreas que disponibilizaram a opção de compra de produtos turísticos diretamente pelos respectivos sites. A seguir, as operadoras, agências de turismo e outros fornecedores (transportadoras, seguradoras, cruzeiros, etc). A novidade agora é o comércio eletrônico de passeios, tours e atividades em diversas partes do mundo.
A oferta online de tours surgiu a partir de uma brecha criada pelo próprio mercado virtual de viagens. Depois de resolvidas as questões relacionadas ao transporte e hospedagem, parte-se para o planejamento do que fazer no(s) destino(s) visitado(s). Aproveitando dessa grande oportunidade, diversas empresas surgiram para oferecer passeios em inúmeros destinos. São desde passeios “básicos”, até os personalizados, inusitados e com experiências mais exclusivas. Enfim, há opções para todos os gostos e bolsos. Alguns exemplos: Viator, Vayable,Trypis, etc.
Os tours disponibilizados online, normalmente, fogem daquele padrão convencional, focados nos grandes grupos, que percorrem “cartões postais”, em ônibus. A tendência em passeios é trabalhar com grupos pequenos (quanto mais personalizado melhor), em carros, a pé, de bicicleta ou segway. Nos meus cursos, costumo mostrar o tour “Amazing São Paulo Experience”, oferecido pela empresa americana Vayable. O roteiro é perfeito, pois percorre os pontos que o paulistano mostraria para um amigo do exterior, incluindo a experiência de comer o famoso pastel no Mercado Municipal e finalizando o dia numa mesa de botequim saboreando chopp e porção de bolinhos…..
Para o viajante, é uma solução perfeita, pois pode se programar, reservar e comprar uma atividade ou passeio, com a garantia de que vai realizar o seu sonho.
Mas, ao contrário do que muitos pensam, esses sites podem funcionar como mais um parceiro da agência de viagens. Aquelas que trabalham com emissivo, podem utilizar esses sites como mais um fornecedor e agregar valor à viagem de seu cliente. Já as agências de turismo receptivo podem distribuir seus tours por meio desses sites, que tem grande penetração em diversos países.
Existem sites para contratar guias de turismo também. Mas este é assunto para outro post…….
oi estou fazendo um trabalho pra faculdade sou do curso de turismo e eh um trabalho sobre as tendências, será que vc poderia me dar mais algumas informações detalhadas relacionadas a isso ou são basicamente sóh essas informações que vc tem disponível??
Olá Júlio!
Temos outros posts que tratam de inovação em turismo, assim como artigos sobre tendências, baseados em estudos nacionais ou internacionais. Dê uma olhada nos posts: “03 Tendências para os Negócios Inovadores”, “Turismo Global: dados e tendências”, “Turismo online no Mundo” e “Turismo online no Brasil”. Também considero que as experiências turísticas refletem uma tendência irreversível. Publiquei uns quatro posts sobre esse assunto.
As publicações da Amadeus também trazem muitos dados referentes às tendências no setor de viagens. Boa sorte!
Abraços
Marta
Quero fazer o amazing Sao Paulo Experience!
Olá Nicole! Acho que você vai adorar este tour! Abraços, Marta