Pela primeira vez no Brasil, os investimentos em publicidade na internet superaram o montante veiculado em revistas, segundo o relatório Projeto Inter-Meios, de janeiro e fevereiro de 2013. Enquanto o faturamento acumulado no bimestre em revistas foi de R$ 188,42 milhões, a publicidade online recebeu R$ 189,7 milhões. Nesse montante não estão contabilizados investimentos nas redes sociais e buscadores (Google Adwords, por exemplo).
Já sabíamos que esse dia chegaria logo, quando os investimentos em mídias online ultrapassassem a publicidade tradicional. Isto em função do próprio comportamento do consumidor, que confia, cada vez mais, na opinião de seus amigos ou de outros consumidores, em detrimento da pura e simples publicidade. E as agências de publicidade estão explorando essa particularidade muito bem,
Além das revistas, outros meios de comunicação também receberam menos investimentos em publicidade, como por exemplo, TV por assinatura, TV aberta, jornal, guias e listas.
Obviamente, os investimentos em publicidade tradicional (mídia impressa, TV, rádio, outdoor, busdoor, dentre outros) não vão acabar complemente. Mas, diversos estudos feitos nos Estados Unidos e Europa apontam a migração dos orçamentos corporativos para as mídias online.
No marketing digital, as principais ferramentas de publicidade utilizadas pelos especialistas são anúncios em sites, portais e mídias sociais, que podem ser combinadas com campanhas promocionais, SEO, links patrocinados, dentre muitos outros.
A grande vantagem do marketing digital é seu poder de atração, ou seja, a partir do nosso uso da internet, como consumidores, vamos escolhendo as informações que queremos receber, as empresas cujas mensagens nos interessam, que queremos conhecer (observe os anúncios que aparecem no seu perfil do Facebook e compare com os do seu colega de trabalho). Enquanto que nas mídias tradicionais, mudamos de canal ou estação de rádio, toda vez que entra um comercial de um produto que não nos interessa.
As soluções criadas para o marketing online estão cada vez mais sofisticadas para que a mensagem chegue ao potencial consumidor. E para chamar a atenção do consumidor será necessário combinar promoção com entretenimento, a partir de conteúdo rico e interessante, na forma de texto, imagem ou vídeo. Pense nisso!
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