É curioso como o governo de Portugal pode disponibilizar dados mais completos e sofisticados sobre o mercado brasileiro de turismo, do que aqueles que encontramos nos sites dos órgãos competentes brasileiros. O Turismo de Portugal divulgou o “Dossier de Mercado do Brasil”, em fevereiro deste ano, apresentando informações sobre o emissivo brasileiro, de forma organizada e consistente. Obviamente, esses relatórios são elaborados para os principais países emissores de turistas a Portugal, dentre eles o Brasil.
Não é novidade que nosso fluxo doméstico é muito maior que o fluxo internacional. Em 2011, foram registradas 5,8 milhões de viagens internacionais, contra 80 milhões de viagens internas. O crescimento das viagens internacionais, no entanto, foi de 5,8% em relação ao ano anterior. Do total das viagens internacionais, 61% tiveram o lazer como principal motivação, seguida de negócios, com 18% e visita a amigos e parentes, totalizando 14,8%
Esse número, ainda muito tímido em relação aos principais emissores mundiais, colocando o Brasil na 36ª posição no ranking mundial. Dentre os destinos mais visitados pelos brasileiros, os Estados Unidos aparecem em 1° lugar, escolhido por 17,7% dos viajantes, enquanto a Argentina ocupa a 2° lugar, com 16, 6% das preferências. França, Portugal e Itália ocupam respectivamente, 3°, 4° e 5° lugares no ranking de preferências.
Mas é no quesito gastos com viagens que os brasileiros surpreendem os analistas e faz brilhar os olhos de diversos gestores de destinos turísticos. O total das despesas dos brasileiros no exterior em 2012 foi quase de US$ 20 bilhões, representando crescimento de 21 % em relação a 2011. Os principais estados emissores são, por ordem de importância: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.
As operadoras responsáveis pelo emissivo internacional são CVC, Flytour e Trend Operadora, enquanto que as agências online com maior participação no mercado são: Decolar, Viajanet e Hotel Urbano. De acordo com o estudo, as compras online de produtos turísticos vão atingir cerca de 32 milhões de brasileiros em 2015.
O dossier também aponta diversas informações sobre o receptivo em Portugal, desde a principal motivação da visita, até a forma como são compradas as viagens, mas que não vem ao caso detalhar. Um grande exemplo para o Ministério do Turismo, pois trata-se de uma ferramenta valiosa para tomada de decisões dos empresários que pretendem investir no nosso mercado!
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