Uma das profissões mais antigas do mundo é a de vendedor. Obviamente, passou por muitas mudanças ao longo do tempo, para atender aos diferentes públicos e suas particularidades. Os vendedores e as feiras evoluíram para a loja física, depois venda de porta a porta, venda por catálogo, telemarketing, até chegar ao comércio eletrônico e ao recente m-commerce, que são as transações realizadas pelos smartphones.
Gostando ou não, esta modalidade de compra é uma realidade e só tende a aumentar. As empresas podem optar pelo e-commerce como uma forma complementar de fazer negócios ou como único canal de vendas. Em 2012, o comércio eletrônico no Brasil gerou R$ 22,5 bilhões.
Os consumidores atuais buscam não apenas produtos e serviços nas lojas virtuais, mas opiniões e referências em todos os sites sobre empresas, seus produtos e rapidamente fazem comparação de preços. Caso a empresa não corresponda às suas expectativas, ele vai procurar outra empresa ou fazer compras em outros sites fora do Brasil.
Este comportamento afeta todos os tipos de negócios, inclusive o comércio varejista, pois o cliente consulta os concorrentes na própria loja e migra para aquela que achar mais conveniente.
Confira 6 dicas para a implantação do seu e-commerce:
- Planeje o e-commerce, definindo objetivos, metas, prazos e indicadores
- Divulgue o site de forma estratégica para o seu público alvo
- Utilize o marketing digital e mídias sociais para gerar negócios
- Acompanhe as empresas bem sucedidas
- Atualize a página com frequência
- Monitore com frequência o desempenho das suas vendas online
Durante as consultorias observo que muitos empresários apostam apenas no atendimento como diferencial. Obviamente que o atendimento presencial é decisivo para o sucesso da agência de turismo. Mas, é fundamental entender a conveniência do cliente, ou seja, o que ele busca, as suas necessidades, o melhor horário para atendê-lo e assim por diante.
Não pense que o e-commerce é modismo. Aposte nesta plataforma e colha frutos!
Os posts OTAs: ameaça ou oportunidade e 5 Dicas para o Sucesso do E-commerce trazem informações complementares sobre esses assuntos.
Deixar um comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.