No início do ano sempre ficamos apreensivos em relação aos acontecimentos. Como será 2013? O que vem pela frente?
O mercado turístico está cada vez mais dinâmico. Assistimos, ao longo dos últimos anos, diversas mudanças que impactaram diretamente nas empresas turísticas, em particular nas agências de viagem. A redução e extinção das comissões das companhias aéreas, a venda direta dos fornecedores ao consumidor final, o surgimento das OTAs, inclusive de empresas que estreando no setor, sem falar das crises econômicas. As agências foram se adaptando às mudanças e encontrando soluções para sobreviver.
As operadoras de turismo também vivem momento de adaptação e buscam estratégias competitivas para continuarem crescendo no mercado cada vez mais complexo. A internet revolucionou a cadeia de distribuição dos produtos turísticos. Os fornecedores (companhias aéreas, hotéis, locadoras, dentre outros) buscam o consumidor final e muitas vezes oferecem preços mais interessantes do que os negociados com os seus parceiros.
Os brasileiros nunca viajaram tanto! Por motivo profissional ou de lazer, observamos alta nos desembarques domésticos. Ao mesmo tempo, a EMBRATUR comemora o aumento dos gastos dos turistas internacionais no Brasil.
As projeções para a economia brasileira é de crescimento em torno de 3%. Mas o mercado turístico, a exemplo de 2012, deve crescer bem acima do PIB brasileiro. Confira algumas tendências para o mercado turístico em 2013:
1) Surgimento de produtos temáticos;
2) Crescimento das empresas de “nicho”, que atendem a determinados segmentos de público-alvo;
3) Intensificação do uso das ferramentas de marketing digital, especialmente as mídias sociais;
4) Valorização das empresas, produtos e ideias sustentáveis;
5) Crescimento do comércio eletrônico;
6) Incremento do uso dos dispositivos móveis;
7) Valorização das características autênticas dos destinos turísticos.
Diante dessas perspectivas, como será o desempenho de sua empresa? Quais produtos serão lançados? Qual inovação será criada? Que projeto será implementado?
Desejamos a todos muito sucesso em 2013. Que seja um ano produtivo e de crescimento das empresas e seus profissionais!
Uma regra que se intensifica com as mudanças no cenário na verdade é antiga: O primeiro produto que o agente de viagem precisa vender é ele mesmo. A quantidade massiva de ofertas e conteúdo de viagens cria a necessidade de um filtro confiável pra tanta informação, o papel do agente é justamente ser esse filtro. Hoje em dia é obrigação profissional mínima entregar valor pro cliente antes do dinheiro mudar de mãos, e tem que entregar mais que o Google. E que o Decolar.com também.
A migração das pequenas e médias operadoras para produtos temáticos e de nicho em minha opinião será inevitável, questão de adapte-se ou morra. Por quê? Porque quartos de hotel e assentos em voos pra destinos mega-consolidados são commodities, portanto, quanto mais se compra mais barato se paga. Se a operadora comprar menos de 3000 diárias/ano naquela rede de hotéis ou naquele resort do Nordeste, não vai receber a mesma tabela de preços que uma CVC ou Visual. Sem falar que inovação e produtos de massa não combinam muito bem.
E por fim, a atenção ao e-commerce e meios digitais (incluindo mobile) terá que ocorrer por um motivo simples – se os clientes usam esses meios e você não, como espera ser encontrado por alguém ou vender alguma coisa? Será cada vez mais necessário nas empresas de turismo um profissional de marketing versado em meios digitais e capaz de conversar na língua do TI.
No mais, parabéns pelo bom trabalho, sou fã do Agente no Turismo e sempre acompanho de perto as publicações.
Grande abraço
Olá Saulo! Muito obrigada por suas considerações e por nos acompanhar sempre!
Também entendemos que o caminho é a oferta de produtos diferenciados e com muito valor agregado. O papel do agente de viagens é fundamental para identificar e selecionar esses produtos e, principalmente, os fornecedores. Estamos correndo atrás da tecnologia e logo teremos outras demandas, como a sustentabilidade. O mercado não pára e, portanto, ninguém pode ficar parado! Bom trabalho!
Abraços
Marta