Conhecemos algumas iniciativas sustentáveis no mercado turístico, que visam minimizar os impactos negativos produzidos pelas viagens mundo afora. Ainda temos muito a evoluir e é melhor começarmos a pensar em sustentabilidade agora, antes que a sustentabilidade nos obrigue a mudar.
Diversos empreendimentos hoteleiros no Brasil (geralmente de pequeno ou médio porte) desenvolveram e implantaram programas de sustentabilidade. Em geral, as medidas têm como objetivo reduzir a emissão de poluentes, reciclar materiais, reduzir o consumo de energia e apostar nas energias renováveis, como aquecedores solar, lâmpadas econômicas, dentre outras. Também há empreendimentos que investem no aproveitamento dos resíduos orgânicos para compostagem, utilizam produtos de limpeza que não agridem o meio ambiente, promovem a economia de água, etc.
A norma NBR 15401 Meios de Hospedagem – Sistema de Gestão da Sustentabilidade, foi criada pela ABNT para certificar hotéis e pousadas que desejavam adotar práticas sustentáveis. Um hotel sustentável precisa estar em acordo com a legislação vigente, ter cuidados ambientais, dispor de programa de relacionamento sóciocultural com a comunidade onde está inserido e ter bom planejamento que garanta sua vitalidade econômica e potencial competitivo.
Recentemente a ABNT lançou a norma NBR ISO 20121:2012, que visa privilegiar o uso de práticas sustentáveis na organização de eventos de qualquer natureza. Imagina-se que esta norma será utilizada para a organização da Copa 2014 e Jogos Olímpicos, em 2016. A ideia é que a norma seja fácil de ser implementada, auxiliando as empresas nas tomadas de decisões, no que diz respeito ao uso da sustentabilidade em seus eventos.
Companhias aéreas e transportadoras rodoviárias apostam em programas ambientais, como uma forma de compensação.
A BRAZTOA criou um programa de sustentabilidade para seus associados, mas ainda não se encontram normas ou mesmo boas práticas sustentáveis nas agências de turismo. Então, seguem 6 dicas para deixar sua agência mais responsável:
1) Garanta os direitos da população que vive no destino turístico
2) Resgate e valorize a cultura e os valores da população local, promovendo guias locais, artesãos, agentes culturais, etc.
3) Implante programas de reciclagem
4) Oriente seus clientes para usufruir os atrativos turísticos e, principalmente áreas naturais de maneira responsável. O Passaporte Verde, criado pelo Ministério do Turismo, pode ser um bom começo.
5) Cuide ou apoie a manutenção de pequenas áreas verdes, como praças, canteiros, jardins, etc.
6) Divulgue os empreendimentos que têm boas práticas sustentáveis, tais como hotéis, pousadas, restaurantes, atrativos turísticos, dentre outros.
É claro que seus clientes vão gostar de saber que sua empresa investe em ações de responsabilidade social. Então, aproveite e utilize essas informações no seu site ou nas mídias sociais. A sustentabilidade é uma preocupação global e muitos consumidores já preferem empresas ambientalmente responsáveis, socialmente justas e economicamente viáveis!
Outras informações sobre esse assunto você encontra nos posts “Turismo sustentável na prática: o case da Sian Ka’na Tours”, ” Sustentabilidade para Destinos Turísticos“ e “Turismo sustentável: o caso da Alltournative”.
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