O sucesso de um negócio turístico depende da sua conexão com o ambiente externo e de um produto posicionado e preferido pelo mercado.
O mercado de turismo está em expansão. O Brasil está na moda, e nos próximos anos será palco dos maiores eventos esportivos mundiais. Em outras palavras, os holofotes internacionais já estão ligados sobre o nosso País – significando a mais importante oportunidade para o turismo nacional em todos os tempos.
Mas os nossos destinos, empresas e produtos turísticos estarão preparados para atender a esta demanda de forma competitiva? Em um ambiente com concorrência acirrada, no qual o acesso à oferta é mundialmente facilitado por meio das tecnologias de rede, “olhar apenas para o próprio umbigo” pode ser uma ameaça fatal.
Estamos na era do Marketing 3.0, que valoriza empresas e destinos preocupados com um mundo melhor para todos. Assim, os prestadores de serviços e o poder público, ligados ao turismo, devem praticar a famosa rede de cooperação. Construir em conjunto um cardápio de experiências turísticas para atender a todos os segmentos de mercado parece a única maneira efetiva de aproveitarmos essa enorme visibilidade que o Brasil terá nas próximas décadas.
Além disso, na formulação de um Plano de Mercado eficiente, é necessário olharmos com imparcialidade para o nosso próprio negócio, buscando sempre mudanças e inovações – pois o mundo muda constantemente –, no esforço de atendermos aos desejos do mercado e nos diferenciarmos da concorrência. Portanto, respeite seus concorrentes; afinal, eles podem estar fazendo as coisas melhor do que você, e conquistando a preferência do seu turista potencial.
Melhorar os pontos fracos e desenvolver os pontos fortes, certamente é algo que fará de sua empresa, destino ou roteiro um atrativo diferencial. Estar conectado com as tendências tecnológicas, sociais, econômicas e comportamentais, para aproveitar as oportunidades destes momentos históricos e únicos, contribui para o processo estratégico e de posicionamento da marca turística.
É necessário, enfim, um olhar crítico para dentro e para fora do nosso negócio – para que depois possamos formatar os melhores produtos e as melhores estratégias de mercado, a fim de colhermos os frutos da satisfação e da preferência dos clientes-turistas que chegarão às nossas portas.
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