O blog corporativo é uma evolução dos antigos diários online. Apesar de não ser uma rede social, o blog é uma ferramenta fundamental para o marketing de conteúdo, que é um conjunto de ações de marketing digital com o objetivo de produzir e divulgar conteúdo útil e relevante na internet, visando atrair a atenção e conquistar o consumidor online. Portanto, a missão do blog é compartilhar informações relevantes com um grupo de pessoas interessadas por uma temática específica, de forma direcionada e com volume maior de informação.O blog serve, portanto, para compartilhar informações, experiências, ideias, opiniões, além de poder influenciar potenciais consumidores. Outra grande vantagem do blog é a atualização frequente do conteúdo, o que ajuda a melhorar o posicionamento nos sites de busca (Google).
Alguns exemplos: o blog de determinado destino turístico pode apresentar informações mais detalhadas (e atualizadas), que não estão disponíveis no site, relatando eventos, acontecimentos, boas práticas realizadas no destino, etc. O blog de uma agência/operadora pode apresentar relatos de trabalhos de responsabilidade social, ou dar informações (características, cultura, curiosidades, passeios imperdíveis ou passeios inusitados, dentre outras) sobre os destinos que são vendidos.
Por que ter um blog corporativo no turismo? O blog é plataforma ideal para:
- promover um destino ou uma empresa turística
- gerar tráfego no site da empresa
- captar e fidelizar clientes
- ser um meio de interação com o público alvo
- reforçar a marca da empresa/destino
- divulgar novos produtos/destinos e notícias
- otimizar o posicionamento do site nos mecanismos de busca
- estabelecer confiança, transparência e credibilidade junto ao público alvo
A palavra-chave do blog é CONTEÚDO. Independentemente da frequência da postagem, os leitores buscam informações relevantes sobre aqueles temas que lhes interessam, que eles escolheram acompanhar. Não recomendado é recomendado replicar o conteúdo de outros blogs e mídias. O ideal é desenvolver o seu próprio conteúdo.
Outro ponto importante é não perder o foco temático. Por exemplo: se a proposta do blog é falar sobre cultura, curiosidades e lazer no destino, não aborde assuntos políticos.
Como começar? Assim como as mídias sociais, criar um blog requer planejamento (veja nosso post Plano de Ação para Mídias Sociais). Listamos aqui os passos para a criação do blog da sua empresa/seu destino:
- Definir objetivo
- Escolher público alvo com o qual se pretende comunicar
- Decidir conteúdo que será compartilhado
- Analisar o que os concorrentes já fazem
- Definir os responsáveis pela elaboração do conteúdo
- Determinar cronograma (frequência de posts, prazo para responder aos comentários, etc) – planeje seu blog para durar em torno de 5 anos, tempo de maturidade médio para garantir seguidores e multiplicadores da sua marca/empresa
- Escolher nome do blog e a plataforma que será utilizada
- Realizar manutenção e monitoramento constantes
Há plataformas gratuitas para criação de blog, mas que não permitem customização. Estude a possibilidade de contratar webdesigner para desenvolver o blog corporativo. Além de mais bonito, o profissional o auxiliará com a criação de páginas, inserção de links, etc.
E então, vamos blogar?
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