Três praias brasileiras estão disputando a certificação Bandeira Azul, um dos selos ambientais mais importantes do mundo. As candidatas são praia do Félix (Ubatuba/ SP), Prainha (Rio de Janeiro) e praia de Itaúna (Saquarema/ RJ).Atualmente, A Praia do Tombo, no Guarujá/ SP, e a marina Costabella, em Angra dos Reis/ RJ, possuem o selo Bandeira Azul e são as únicas brasileiras na lista de centenas de locais e empreendimentos certificados pelo mundo. Os critérios para receber a certificação passam pelas seguintes categorias: educação e informação ambiental, qualidade da água, segurança e gestão ambiental.

Além de certificações, existem diversos programas, ações e iniciativas que podem melhorar e diferenciar o destino turístico ou uma empresa turística, tanto no que diz respeito a questões ambientais, sociais, culturais, dentre outras. Alguns exemplos.

Destinos e empreendimentos podem e devem implantar programas de redução de impacto ambiental. Alguns hotéis já adotam medidas nesse sentido, utilizando energia renovável, produtos de limpeza mais ecológicos, amenidades produzidas pela comunidade local, reciclagem dos resíduos, dentre outras medidas. Muitos hóspedes agradecem!

Turistas conscientes também agradecem as entidades (muitas delas ONGs) que se dedicam à preservação ambiental, determinando regras de uso de parques, praias, cachoeiras, patrimônios históricos, etc.

Painel com informações de atividades permitidas e probidas em Akumal, Riviera Maya, México.

O turismo pode ser uma ferramenta de inclusão social, a partir da valorização (e não banalização) da cultura e inserção da população local. Um charmoso hotel da Riviera Maia, que pertence ao grupo Orient Express, disponibiliza cremes, sabonetes, shampoos, chinelos e outras amenidades que são produzidos por artesãos maias. Muitos objetos de decoração do hotel e do SPA como luminárias, tapetes e vasos também são produtos desses “artistas”, que os vendem aos hóspedes nas feiras realizadas pelo próprio hotel.

 

 

 

 

Da mesma forma, os aspectos culturais devem ser muito bem utilizados, como forma de diferenciar o destino. Grupos culturais, músicas, gastronomia, personagens, lendas, histórias, festivais, arquitetura, etc., são alguns dos elementos que podem ser explorados.

Diante do mundo globalizado e da facilidade de se conhecer qualquer lugar, ganha destaque o destino qualificado, comprometido e autêntico.