A grande maioria dos sites de destinos turísticos não acompanhou a evolução das tecnologias. Em plena era digital, muitos gestores de cidades e regiões turísticas não atentaram ao fato de que as novas tecnologias disponíveis influenciam o comportamento dos consumidores e, consequentemente, o modo de planejar e comprar viagens. Ter um site do destino não é suficiente para atrair turistas de lazer, tampouco organizadores de eventos e convenções. É imprescindível disponibilizar informações atualizadas, imagens atraentes e conteúdo relevante. Também é importante promover a interatividade com os internautas, que consultam os sites de destinos e empresas turísticas antes, durante e depois das viagens.
De acordo com pesquisa realizada pelo Google em 2009, 89% dos internautas brasileiros consultam pelo menos uma fonte online para planejar suas viagens. Considerando que este percentual deve ter aumentado e que 22 milhões de pessoas navegaram em sites de turismo apenas em janeiro de 2011 (pesquisa IBOPE), é realmente necessário considerar as estratégias digitais para o destino. Os tablets e smartphones endossam essa realidade.
Uma pesquisa realizada nos EUA pela e-marketer em 2011 revelou que cerca de 25 milhões de consumidores utilizam seus smatphones para navegar e pesquisar em sites de turismo e 12 milhões utilizam seus celulares para efetuar reservas. De acordo com o estudo, essa quantidade de consumidores é responsável por um terço dos turistas americanos e é bem significativa.
A consultoria prevê para 2012 o crescimento do uso de celulares e tablets para pesquisas e reservas de viagens, atingindo até 30 milhões de usuários que navegam para levantar informações e 15 milhões que usam seus aparelhos para comprar bilhetes aéreos, reservar hotéis, restaurantes e outros serviços turísticos.
No Japão, 20% dos voos domésticos foram reservados em 2011 por meio de smartphones, segundo relatório da Econsultancy Digital Marketers.
Infelizmente não temos dados recentes de turistas brasileiros que utilizam seus “mobiles” para planejar e comprar suas viagens. Mas temos a certeza de que o mercado caminha no mesmo sentido. Ótimo para os gestores que utilizam os sites para alavancar o turismo no destino e até esboçam a criação de aplicativos, visando maximizar a experiência de seus visitantes. Ótima oportunidade para os gestores de destinos que ainda contam com brochuras eletrônicas ou sites defasados, estáticos, com conteúdo superficial e imagens nada sedutoras.
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