O turismo é a terceira atividade econômica mais importante do Peru. Há tempos que venho acompanhando as iniciativas promocionais do governo peruano, por meio da PromPerú, e sempre me encanto com a criatividade não só das campanhas de marketing que resultaram na conquista de diversos prêmios internacionais, mas também com as iniciativas para estruturar e apoiar o desenvolvimento do trade.Uma iniciativa bem interessante do governo peruano é a realização da PTM – Peru Travel Mart, a feira mais importante do setor, que é organizada pela PromPerú e pela Câmara Nacional de Turismo, em Lima. Tive a honra de ser convidada para participar do evento, na delegação brasileira que leva 27 operadoras de turismo e 06 veículos de imprensa. Também foram convidadas operadores da Argentina, Colômbia, México e Estados Unidos.

Interessante destacar que os organizadores do PTM projetam crescimento do turismo com a participação de novos compradores internacionais. Trata-se de uma estratégia para renovar o evento todos os anos, convidando sempre novos compradores e vendedores.

PTM

Em 2014, o Peru foi eleito o melhor destino de turismo gastronômico do mundo e ganhou prêmio da World Travel Awards. Recentemente também houve em Lima o II Foro Mundial de Turismo Gastronômico, realizado pela Organização Mundial de Turismo e PromPerú. Sabemos que o segmento gastronômico é bem forte e não é o único. Turismo cultural, arqueológico, de aventura, ecoturismo, rural e de incentivos são também fomentados.

Percebemos que os peruanos estão dando show no turismo e conquistando cada vez mais mercado. O posicionamento é claro, as estratégias de promoção não se restringem ao setor turístico (ao contrário, contemplam gastronomia, moda e outros setores) e todo esse conjunto de esforços resultam no crescimento do turismo receptivo de 25% nos últimos anos.

PTM 2

Estou muito curiosa para visitar a PTM e assistir às conferências. Durante os dias de feira, uma série de seminários de capacitação será realizada. Um deles terá como tema central as experiências gastronômicas nos destinos, além da promoção dos produtos turísticos do Peru como o Turismo Cultural, Ecoturismo, Turismo de Aventura, Incentivos, Turismo Vivencial, Cruzeiros, Congressos e Eventos, entre outros.

Pretendo compartilhar com vocês todas essas novidades, para que possamos adequar e aplicar as boas práticas aos nossos negócios. Afinal, é assim que crescemos. Mas prometo que também vou falar sobre dicas do destino.

E enquanto no Brasil assistimos a trocas de ministros e a falta de rumo para o turismo receptivo (mesmo em ano de Jogos Olímpicos), vamos nos inspirar nos nossos vizinhos para posicionar nossas empresas e definir estratégias criativas para surpreender os viajantes modernos.

Até Lima!