Duas notícias diferentes, publicadas na seção de Turismo do Portal Exame.com, chamaram a minha atenção. Uma delas é a grande sacada de marketing digital, de gestores italianos, para promover Galeria de Artes e a outra mostra comportamento dos jovens no mundo digital, com algumas particularidades dos brasileiros. O que esses assuntos têm em comum?

É óbvio como o smartphone torna-se, cada vez mais, indispensável para consumidores de todas as idades, sobretudo para os jovens de 16 a 25 anos, público alvo da pesquisa realizada pelo banco Credit Suisse, sobre comportamento digital. Foram consultados jovens dos EUA, Brasil, Cingapura e Suíça. Somos campeões no uso da internet em quase todos os quesitos.

Os resultados da pesquisa mostram que a internet é indispensável para 93% dos brasileiros da Geração Y (a média mundial é 90%), que também acessam sites de jornais e notícias para se manterem atualizados.

No Brasil, as três atividades preferidas pelos jovens são, respectivamente, fazer download de música, navegar no Facebook e consultar emails.

Com tanta conectividade e dependência de internet, redes sociais, WhatsApp, etc., a Galeria Nacional de Arte Moderna de Roma aproveitou a onda dos selfies para se promover. Foi criada a Campanha  #Selfiedautore (“selfie” do autor) para promover fotografias criativas das obras da galeria. Os usuários enviam as fotos, que serão publicadas no Facebook da Galeria. Aquelas com maior número de curtidas passarão pelo crivo do júri e as 50 melhores serão usadas no vídeo da Galeria. Quer estratégia mais simples e eficaz do que esta?

Muito melhor que criticar o intenso uso do celular pelos jovens é usar essas ferramentas para engajar pessoas e promover sua empresa. Já pensou nisso?

P.S. Se quiser ler a notícia na íntegra clique aqui.