Neste fim de semana assisti a um filme muito interessante, que trata dos relacionamentos entre adolescentes, adultos e familiares em tempos de era digital. É excelente para quem tem filhos adolescentes, mas altamente recomendado para fornecedores de produtos e serviços, à medida que precisamos entender como pensam, como agem e como se relacionam os consumidores modernos.

O filme “Homens, Mulheres e Filhos”, dirigido por Jason Reitman, mostra várias estórias que tratam de problemas diferentes e se conectam de uma certa forma. Mas o que todas elas têm em comum é o uso das mídias sociais e aplicativos em todos os relacionamentos pessoais, independente do estado de ânimo, idade, objetivos, etc. Há  a adolescente que sonha ser celebridade e não mede esforços e nem limita sua exposição para alcançar o quer… Garotos que tem uma vida real e uma paralela no mundo virtual, adultos insatisfeitos emocionalmente que usam a rede como válvula de escape, dentre outras.

as-relacoes-profissionais-e-pessoais-na-era-digital

A nossa vida mudou radicalmente nos últimos 10 anos, a partir do uso intensivo da internet e redes sociais. Ainda não aprendemos o que pode ser dito em público e o que se refere a um pequeno grupo de pessoas. Queremos aparecer, mas não sabemos lidar com a rejeição virtual.

Da mesma forma, as empresas estão perdidas, sem entender que tipo de estratégia vão definir para se comunicar, se relacionar e manter o seu cliente.  O consumidor este está cada vez mais impaciente, exigindo respostas e soluções momentâneas, independente do dia da semana ou horário. E há empresas que levam dias simplesmente para responder um email.

Estamos sempre online e offlline, ou seja, mesmo em reunião, acessamos e-mails e recebemos mensagens de texto. Assistimos tv e navegamos na internet simultaneamente. Conversamos na mesma do bar, mas buscamos o Google para tirar uma dúvida… E por aí vai….

É um caminho sem volta (gostemos ou não), que exige que todos os negócios se preparem para atender essas pessoas. Se você ainda não pensou nisso, sugiro assistir ao filme e acompanhar o que tem saído sobre negócios na era digital. Ou sua empresa entra com tudo para a era digital ou corre o risco de ficar na memória….

Boa semana!