O site das agências de turismo funciona como uma loja virtual, mesmo para aquelas que contam com boa estrutura física. Todas as agências (e demais empresas turísticas) devem enxergar o mercado virtual como mais um canal de vendas onde é necessário estar presente. 

O comércio digital é mais um caminho a ser seguido pelas agências tradicionais para ampliar suas vendas. A combinação dos modelos on-line e off-line é apontada como tendência para o setor de agenciamento.

Como deve ser o site da agência? Qual é o modelo de site eficiente?

O site eficiente é aquele que é bem estruturado, dispõe de conteúdo relevante, é dinâmico e fácil de navegar. Esses são elementos importantes para converter o internauta em cliente. Não existe uma fórmula padrão para todas as empresas, mas vamos dar algumas dicas para deixar seu o site mais eficiente.

1)   Visão comercial e design do site – é importante que o site tenha um design bonito e criativo, mas um profissional da agência com visão do mercado deve acompanhar o trabalho do webdesigner, para não se perder o foco comercial. Deve-se considerar como o cliente da agência pensa, que tipo de conteúdo ele busca e como navega pelo site. Além de bonito, o site deve ser amigável!

2)    Cuidados com a home page – a página inicial tem a mesma função de uma capa de revista e deve ser atraente para convidar o internauta a navegar pelo site. Não pode ser poluída: deve equilibrar o uso das cores, fontes, imagens e as informações que serão priorizadas. Animações exageradas e efeitos especiais podem espantar internautas e deixar a navegação lenta. Seu site deve ser direto e respeitar o tempo do visitante.

3)    Definição do conteúdo do site – à medida que se multiplicam os sites de empresas e destinos, o conteúdo será cada vez mais importante para converter o internauta em cliente. Deve-se atentar para:

– importância e qualidade das informações, imagens e vídeos;

– organização e disposição das informações e textos;

– a atualização das informações.

O cliente fica frustrado se não encontra detalhes sobre os produtos, informações desatualizadas (como saídas de pacotes do último feriado), tarifário, etc.

Lembre-se que as imagens facilitam a “materialização” das viagens. Escolha fotos e vídeos com muito critério! Você pode também utilizar as mídias sociais, como instagram, que é uma boa plataforma para disponibilizar fotos adicionais, assim como Youtube para vídeos.

4)    Promoção da interatividade – parece óbvio que o site deve funcionar como um excelente canal de comunicação com os clientes e fornecedores. Porém, há sites de agências que sequer apresentam contatos (telefone e endereço). É fundamental  disponibilizar vários canais de comunicação com o cliente, tais como: telefones, e-mail, Skype, MSN, endereço da empresa, rádio (nextel), além dos links das redes sociais (Facebook, Twitter, Youtube e Flickr).

5)    Posicionamento do site – este é um aspecto é fundamental, pois site eficiente é o site visitado e ele precisa ser planejado para ficar bem posicionado no Google e nos outros mecanismos de busca. Para isso, é importante definir quais são as palavras chave que são lógicas do ponto de vista dos turistas. Profissionais de TI também trabalham com SEO – Search Engine Optimization – que é a otimização nas buscas.

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