Tive o privilégio de participar do Fórum Panrotas nesta semana, um evento que se consolida cada vez mais como palco de discussão das tendências do turismo, envolvendo os aspectos de distribuição de viagens, hotelaria, aviação, eventos, políticas públicas e claro, tecnologia.

Especialmente no segundo dia do evento, a discussão foi focada nas tendências globais, inovações e  soluções que o setor turístico oferece para atender o consumidor hiperconectado. Gente de peso  apresentou a experiência de outros países, e como isso deverá se repetir no Brasil. Também foi debatida a questão das OTA’s x agências e operadoras offline, os “sintomas” e comportamentos do consumidor hiperconectado, a importância das inovações, dentre outros assuntos. Mas ficou muito claro que a grande tendência para o turismo são os aplicativos e outras soluções mobile.

Não resta mais dúvida que a é um questão de tempo para todos terem acesso a smartphones. E as pessoas fazem praticamente tudo com eles. Explico melhor: hoje elas se relacionam, conversam, trabalham, namoram, compram coisas e viajam com seus smartphones. Quando podem, utilizam celular, tablet e ainda assistem tv ao mesmo tempo.

A empresa que não aparecer no site mobile (que pode ser navegado a partir de dispositivos móveis, como celular e tablet) não sobreviverá a essa onda. Este recado ficou muito claro e vou dar um exemplo. Se um turista está no Rio de Janeiro procurando um hotel pelo smatrphone e seu hotel não aparece, ou seu site não abre nos dispositivos móveis, simplesmente esse cliente nem chega a considerar seu empreendimento. E isso é o básico do básico.

Muitos profissionais de agências e operadoras continuam questionando o poder das OTA’s e valorizando as lojas offline. Mas eu sempre me lembro de uma chefe que me dizia “Contra o progresso não há o que fazer!” Ou seja, o cenário está aí. Não é uma questão de gostar dele ou não, mas como se adaptar a essa nova realidade!