Um grande portal de notícias e dados do setor turístico nos EUA, o Skift.com, publicou um e-book com 14 grandes tendências do setor. Apesar de serem todas bem interessante, separei as 5 tendências que considero mais relevantes. É bem interessante entender as implicações de cada uma delas.

1) O crescimento do viajante independente – A ascensão da era digital deu origem a um novo viajante, que é adepto dos disponíveis móveis e utiliza as ferramentas para “passear” por diversos fornecedores turísticos. Estes novos viajantes não precisam de milhares de informações , não fazem questão de interação humana enquanto viajam, e nem de conhecer todos os lugares que estão a sua volta. Então, como entender as necessidades de seus clientes e supri-las? Isto pode significar que o turismo global vive um paradoxo: a parte humana da economia de serviços pode se tornar cada vez menos importante, ao mesmo tempo em que cresce a exigência por tecnologia. A solução seria utilizar Big Data para oferecer serviços altamente personalizados.

2) A tênue fronteira entre o mundo profissional e pessoal dos viajantes – em inglês existe o termo para explicar o turista “bleisure”, que viaja a trabalho e aproveita o tempo para vivenciar o destino. Essa divisão do mundo do trabalho e do lazer está cada vez mais tênue, justamente em função do mobile, impacta muito o segmento de viagens de negócios. Os turistas corporativos, especialmente Millennials, querem usar as ferramentas de gerenciamento de viagens também quando viajam a lazer.

3) Visual: a nova linguagem do marketing turístico – estamos cada vez mais ligados às imagens e vídeos e isso explica a popularização do Instagram, Facebook, YouTube, etc.. Produtos turísticos cabem super bem nessas mídias visuais (lembra da máxima: uma imagem vale mais que mil palavras) e grandes marcas estão usando essas plataformas para suas ações estratégicas.

4) Aumento contínuo dos turistas chineses – apesar do predomínio de excursões internacionais em grupo, cresce rapidamente o número de viajantes chineses independentes. Esses viajantes são bons gastadores no exterior e a nova geração de consumidores chineses ricos tem mais educação, têm hábitos diferentes do seus pais e são mais propensos a consumir e se interessam por cultura moderna.

5) Surgimento da hospitalidade local – O papel dos hotéis tem evoluído ao longo da última década, em função do maior interesse por experiências turísticas, por parte dos viajantes. Os chegam aos hotéis com uma riqueza de informações previamente pesquisadas e exigindo mais de sua estada. Em resposta, muitas propriedades independentes podem se promover, oferecendo uma experiência diferenciada, além de um lugar para dormir. Marcas globais de hotéis têm mais recentemente saltou sobre a tendência, buscando oferecer experiência local mais intimista.

De uma certa forma, todos nós já visualizamos essas tendências. Agora, cabe a todos os profissionais entender de que forma elas impactam no seu negócio. Mãos a obra!