Um estudo encomendado pela Amadeus revela como serão os viajantes em 2030. Mas não é a estimativa de 1,8 bilhões de turistas internacionais por ano que chama a atenção, mas a classificação dos viajantes em seis diferentes segmentos, de acordo com seu perfil psicográfico.

O Future Traveller Tribes 2030: entendendo o viajante do futuro, foi realizado pela The Future Foundation e visou fazer levantamento psicográfico, baseado nas previsões de consumo. O relatório, lançado pela Amadeus Brasil na semana passada, durante a WTM, identifica as diferentes características de viajantes e como a indústria do turismo pode se preparar para atendê-los nos próximos quinze anos.

Os viajantes foram classificados em seis nichos, conforme descrições a seguir:

1) Buscadores de Capital Social vão estruturar suas férias quase que exclusivamente com o público online em mente, usando intensamente as redes sociais e levando muito a sério as recomendações dos usuários para tomar suas próprias decisões.

2) Puristas Culturais planejam as férias como uma oportunidade de conhecer uma cultura exótica, mesmo sem o conforto dos destinos consagrados, onde o prazer das férias depende da autenticidade da experiência e do conhecimento adquirido.

3)Viajantes Éticos farão planos de viagens com base em fatores morais, por exemplo, diminuindo sua emissão de carbono ou melhorando a vida dos outros. Eles podem agregar algum tipo de trabalho voluntário e escolhem empreendimentos turísticos de acordo com suas ações de responsabilidade social.

4) Buscadores de Simplicidade preferem ofertas prontas e organizadas, para evitar estresses durante a viagem. As férias representam momento de diversão, com segurança.

5) Participantes por Obrigação viajam por motivos específicos, como negócios, e podem ter restrição de tempo e orçamento. Esses viajantes utilizam a tecnologia para eliminar qualquer tipo de imprevisto.

6) Caçadores de Recompensa estão apenas interessados em viagens agradáveis. Muitos querem algo que represente uma recompensa ou que ofereça uma experiência exclusiva e recompense o alto investimento em tempo e energia em sua vida profissional.

Compreender as novas “tribos de viajantes” será vital para todos os fornecedores e vendedores de viagens nos próximos anos. O coordenador da pesquisa, Nick Chiarelli, afirma que “não só que o tipo de experiência exigido pelos viajantes em 2030 será diferente do que em 2015, mas que o modo como os viajantes compram e envolvem-se com a indústria também está prestes a mudar. Ao longo dos próximos 15 anos, o desejo de compartilhar experiências de viagem será intenso e, assim, o impacto de compartilhar as tendências de compra e inspiração vai crescer.”

Então, percebemos que o uso das redes sociais impacta cada vez mais no comportamento e decisão de compra dos consumidores. Como está a atuação da sua empresa nas mídias sociais? Você está preparado? Que venha 2030!

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