O Fórum Panrotas, desde as suas primeiras edições, sempre teve o objetivo de apontar tendências para o turismo. Nesta 13ª edição, o evento contou com excelentes palestras e debates e outros não tão empolgantes assim.

No primeiro dia do evento, além do debate caloroso mediado por William Wack com os dirigentes das companhias aéreas, me chamou atenção a visão “moderna” do Ministro Vinicius Lages, quanto à importância dos investimentos em marketing digital para promoção do turismo no Brasil, sendo que a prática sempre foi apostar nas grandes obras de infraestrutura .

Também merece destaque a apresentação de Tony D’Astolfo, Presidente da Phocuswright (importante empresa americana de pesquisas do mercado de viagens), que falou sobre as Tendências Mundiais na Indústria de Viagens. É óbvio que sua apresentação focou as mudanças provocadas pelas novas tecnologias e as milhares de startups que surgem todos os dias para facilitar a vida dos viajante. Mas vale ressaltar as informações sobre os millennials, cujos valores são tão diferentes dos viajantes de outras gerações, que as empresas precisam acordar e pensar em como agregar valor para esse mercado, que nos Estados Unidos já representa 25% do total.

Genial também foi a estratégia usada pela Austrália para promover o turismo no mercado internacional. Katherine Droga mostrou como o planejamento de marketing digital tem impulsionado o turismo australiano. As campanhas são fantásticas e utilizam conteúdo inovador para se conectar com turistas do mundo todo.

A boa notícia do dia, foi o debate entre empresários (Falco, Aldo Leone Filho, Ricardo Ferreira e Carlos Vasquez), que se mostraram bastante otimistas com o turismo no Brasil, mesmo diante do cenário pessimista que estamos enfrentando.

No segundo dia do evento, a palestra de Walter Longo, Gestão na Era Pós Digital, foi, na minha opinião, a mais brilhante do Fórum. Me lembro muito bem que no ano passado, a mensagem que ficou clara foi: mobile é a bola da vez! Em 2015, o recado é: se você não está conseguindo acompanhar as mudanças que acontecem no mundo digital, corra! Não há outra forma de sobreviver. E Longo mostrou como todos nós usamos facilidades online e offline o tempo todo. Portanto, a mudança de comportamento dos consumidores em relação ao uso de plataformas, apps, etc,  impacta fortemente nos negócios e não haverá outra alternativa além de focar na gestão digital. E o grande desafio dos empresários e também dos profissionais que prezam por suas carreiras! Bom trabalho para todos nós!