O site ideal da agência de viagens, assim como o de qualquer destino ou empresa turística, é a vitrine da loja (física ou online), a porta de entrada que fará o visitante entrar, conhecer, considerar e comprar seus produtos.

Apesar da relevância do site ideal para agência de viagens, fico surpresa com a pequena quantidade de bons sites de agências de viagens, operadoras, destinos turísticos e demais empresas do turismo. O site com layout defasado, que não abre no mobile, com poucas funcionalidades, com o mesmo template utilizado por 90% das empresas do setor, não gera resultados e o que é pior, depõe contra a própria empresa.

Assim, resolvi pontuar algumas características do site ideal para agências de viagens, mas que também se enquadram para empresas de outros segmentos:

1) Lay out – essa é primeira impressão que o internauta terá do site da sua agência de viagens. Lay out atraente e agradável estimula o visitante a explorar melhor o site. Além de bonito, o lay out deve ser amigável, para que a navegação seja praticamente intuitiva. Os sites modernos induzem o internauta a rolar a barra para encontrar as informações que procura. Veja exemplo no G Adeventures.com.

site ideal da agência de viagens

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2) Visão comercial – o site ideal da agência de viagens será construído pelo webdesigner ou programador EM CONJUNTO com o gestor da empresa. Por quê? Simplesmente porque o profissional do turismo precisa briefar o profissional de TI e informar como o viajante navega pelo site, que tipo de informação ele busca, como se comporta, quais páginas ele mais acessa, etc. Então, antes de encomendar novo site, analise os dados do atual site da sua agência de turismo (número de acessos, origem dos internautas, conversão em vendas, etc.) para saber exatamente o que você espera do site ideal da agência de viagens.

Lembre-se que é o site ideal da agência de viagens deve ser responsivo, ou seja, que possa ser acessado de computadores, tablets, smartphones, etc.

3) Conteúdo – é e sempre será o rei de qualquer blog ou site ideal da agência de viagens. A qualidade das imagens, textos e vídeos é que vai segurar (ou não) o seu potencial cliente. Sem conteúdo relevante ou mesmo com conteúdo defasado, garanto que seus acessos serão mínimos, afinal quem gosta de ler revista velha? Ninguém. Portanto, capriche nos textos sobre sua empresa, descreva (de forma sucinta) ou seus diferenciais, mostre seus principais produtos e escolha imagens que deixam qualquer pessoa louca para conhecer o destino. E a dica mais importante: NUNCA copiei textos de outros sites. O Google vai entender que o site da sua empresa não é relevante e não o mostrará nas pesquisas orgânicas.

 

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4) Interatividade – lembre-se que no ambiente digital as pessoas querem “conversar” com as marcas. Assim, disponibilize TODOS os canais através dos quais seu cliente pode contatar sua agência de turismo: e-mail, telefone, endereço (sim, ainda há pessoas que buscam a localização da empresa), Skype, Facebook, WhatsApp, Instagram, YouTube e demais redes sociais. Outra coisa importante: o site ideal da agência de viagens oferece chat para comunicação instantânea, e sempre há um vendedor disponível para atender o cliente em tempo real (eu sei que na prática isso não é tão fácil nas empresas menores).

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5) SEO – Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas que permitem que o site fique bem posicionado nas buscas orgânicas do Google. Esse trabalho é feito pelo profissional de TI ou marketing digital, mas você é responsável pela relação de palavras-chave que ele deverá cadastrar no próprio Google. Liste todas as palavras-chave relevantes para sua agência, operadora, destino, hotel, etc. e avalie com a empresa/profissional responsável pelo site ideal da agência de viagens.

Espero ter ajudado a refletir sobre o seu site. Aconselho também que você leia o post4 Motivos para os Viajantes não Comprarem no Site da sua Agência de Viagens

 E se você quiser entender melhor se o seu site gera resultados, clique aqui.