A Organização Mundial de Turismo incentiva a inovação no setor, por meio da premiação “Excelência e a Inovação em Turismo”, uma espécie do Oscar do Turismo, que destaca os projetos mais importantes. A premiação é concedida por categoria, que são: empresas, políticas públicas, organizações não governamentais e pesquisa e tecnologia.

Em função do reconhecimento mundial da OMT, essa premiação é considerada a mais importante do mundo. Os premiados foram anunciados recentemente em cerimônia especial, durante a FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madri. Confira os ganhadores:

1. Prêmio Ulises de Inovação em Políticas Públicas e Governança – Iniciativa para a promoção do turismo nacional: E você, o que planeja?, realizado pela Comissão de Promoção do Peru – PromPeru, que é um projeto para promover aos peruanos a cultura de viajar pelo país.

2. Prêmio Ulises de lnovação nas  Empresas: o ganhador foi o Hotel Isoitok, em Manyara, na Tanzânia, que criou projeto para incentivar os viajantes a mergulhar na comunidade masái.

3. Prêmio Ulises de Inovação nas Organizações não Governamentais – a ganhadora foi a ong Visite Amsterdam, pelas excelentes iniciativas de promoção turística. Ao visitar o site, o viajante fica bem entusiasmado para conhecer a cidade.

4. Prêmio Ulises de Inovação em Pesquisa e Tecnologia –  o vencedor foi o aplicativo, Visite Europa, pra lá de bonito, criado pela Comissão Europeia de Turismo, para deixar qualquer viajante com água na boca. Vale a pena conferir.

Quem sabe na edição de 2016 temos também brasileiros inovadores entre os finalistas. Vamos incentivar, porque aqui também temos criatividade e inovação.

Fonte: Omt.