Dizem que no Brasil o ano só começa depois do carnaval…. Acho que nosso comportamento não é mais assim, mas no turismo o fim do carnaval significa que acabou a alta temporada e, portanto, é tempo de começar a implementar as ações planejadas.

Nas consultorias e nos cursos que ministro, as pessoas sempre me olham com ar de interrogação quando afirmo que é necessário segmentar a agência de turismo. Segmentar significa escolher um nicho para atuar. A agência pode focar em algum segmento de demanda (terceira idade, estudantes, adolescentes, gls, famílias, etc.) ou da oferta turística (turismo náutico, intercâmbio, turismo cultural, rural, ecoturismo, enoturismo e por aí vai).

Quando focamos em um determinado segmento conseguimos conhecer a fundo as necessidades desse público alvo e somos mais eficientes na oferta de produtos adequados e principalmente na comunicação. Sabemos o que aquele consumidor busca, oferecemos o produtos adequado e conhecemos as melhores formas de comunicar aquele produto.

Ao contrário, se não nos especializamos, não criamos um diferencial. Basta olhar para o material promocional e sites da maioria das agências de turismo e operadoras. São todos idênticos, lotados de produtos parecidos, buscando chamar a atenção do viajante pelo preço.

A segmentação/especialização é importante para criar diferencial para empresa e definir um posicionamento de mercado.

Costumo dizer aos empresários e gestores das agências, que segmentar não significa deixar de atender aquele antigo cliente que vem comprar um produto que não é do seu segmento. Mas sim buscar um nicho (ou destino) para se especializar e ser muito competitivo nesse segmento.

No final da explicação, vejo que todos acabam concordando comigo. Mas aí vem outra questão: em qual segmento se especializar?