Muitos agentes de viagens me comentam que os resultados dos esforços e investimentos que fazem em mídias sociais são insignificantes. Muitos até questionam se de fato o marketing digital e mídias sociais são importantes para o seu negócio.

A minha resposta é sempre a mesma: alguma coisa está errada! Confira as 4 principais razões para o fracasso de ações em marketing digital da agência de viagens:

1. Não conhecer adequadamente as características do público alvo – Existem milhões de usuários nas redes sociais e portanto temos que dirigir nossa estratégia digital para o público que terá mais interesse nos seus serviços/diferenciais. Esta é uma das coisas mais importantes para gerar o conteúdo certo.

2. Não escolher a melhor plataforma para se relacionar com o público alvo – esta decisão deve ser feita com base no perfil do seu cliente potencial. É necessário também conhecer as estatísticas, tendências e características de cada mídia social. Muitas vezes vejo profissionais usando Facebook, por exemplo, para trabalhar viagens corporativas, quando um blog ou mesmo LinkedIn poderia ser muito mais efetivo.

3. Não ter objetivos claros a serem alcançados: como medir resultado se não foi definido o objetivo da presença online? É fundamental saber para onde se vai e o que se busca com estratégias online. Sei que todos visam aumentar o faturamento, mas no marketing digital a lógica é um pouco diferente: há que se criar relacionamentos que com o tempo vão gerar negócios.

4. Não despertar interesse do usuário: o grande desafio do mundo online é disponibilizar o conteúdo atraente, relevante, que desperte sua vontade de seguir a empresa, saber o que ela tem para dizer. Este tipo e formato de conteúdo está totalmente relacionado com o público alvo definido, afinal você não acha que falar de lazer no mundo todo vai atrair a atenção de pessoas de todas as faixas etárias, né? Se você quer acertar, pare de postar ofertas diariamente e pense o que agradaria seu leitor.

Para ter sucesso no mundo online (e também no offline) é fundamental ter planejamento estratégico. Clique aqui e veja como elaborar Plano de Ação para Mídias Sociais e bom trabalho!