Este post vai tratar de como fazer um plano de marketing com foco no modelo de negócios das operadoras e agências de viagens. Nosso próximo post abordará este mesmo tema com foco no destino turístico.

Vamos começar pela seguinte pergunta: O que é um Planejamento Estratégico de Marketing?

Resposta simplificada: É a formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, com base na percepção da imagem/marca que a empresa tem hoje versus a percepção da imagem/marca que queremos que a empresa tenha, daqui digamos, um ano.

Por exemplo, a Agência de viagem XYZ tem hoje o seguinte posicionamento de marca: operar viagens terrestres a partir do interior do Estado de São Paulo para todo o litoral paulista (mais uma neste mercado). Posicionamento de marca da Agência XYZ daqui um ano: a única onde o mar invade todas as praias do interior de São Paulo (percebida como única, diferente).

Mas, não basta mudar o “slogan” para este posicionamento ser percebido pelo CLIENTE. É necessário elaborar um conjunto de ações promocionais que levem sempre ao mesmo objetivo e estabelecer um calendário anual destas ações e respectivo orçamento para executá-las. Ou seja, fazer um planejamento estratégico de marketing. Os 4 passos aqui são na verdade os 4 “P’s” do marketing.

Produto – Defina quais são os produtos/pacotes que sua operadora ou agência vai trabalhar. Tenha foco em segmentos específicos (jovens, família, terceira idade, GLS, ecoturistmo, cultural, etc.) e torne-se especialista nisso. Por exemplo: se optar por família busque opções de pacotes que tenham resorts ou hotéis com apartamentos amplos, quartos temáticos infantis, monitoria, serviço de babá, cozinha do bebê e etc. Escolha destinos que ofereçam passeios para adultos e crianças e de fácil acesso, como voos diretos, transfers e outras facilidades.

Preço – Estabeleça uma faixa de preço, ou seja preço mínimo e preço máximo que sua agência vai trabalhar e monte as opções de pacote com base nesta faixa de preços. Ainda no exemplo do segmento família, pense no preço para cada 4 pessoas (média dois adultos e duas crianças). Ofereça serviços extras com preços destacados para aumentar o valor médio de venda, como babá em tempo integral, carro para 8 pessoas com motorista, etc.

Promoção – Faça ações promocionais coordenadas com o objetivo para divulgar seu produto/pacote e aproveite o calendário tradicional. Olha a família aí outra vez… Na volta às aulas, divulgue pacotes para o carnaval nas livrarias/papelarias de shoppings. Tente parcerias com lojas de chocolate para divulgar pacotes de páscoa e aproveite o Dia das crianças para oferecer uma incrível viagem à Disney. E não se esqueça de elaborar campanhas também em redes sociais de seu segmento alvo. Leia também nosso post Qual a fórmula de sucesso nas mídias sociais?

Praça ou distribuição – Além da agência de viagens, é possível pensar em vender seus produtos/pacotes em locais onde seu público alvo costuma frequentar. Para isso, é fundamental estabelecer parcerias estratégicas. Escolas, supermercados e lojas de departamento são boas opções para quem deseja se destacar no segmento família para exemplificar.

E assim, através de repetidas ações promocionais ao longo do ano e com foco sempre no mesmo objetivo sua operadora/agência vai construindo um posicionamento de marca perante seu cliente. Não percam o próximo post deste tema voltado para os gestores de destinos. Até lá!