Já faz alguns meses que a crise econômica domina o assunto nas consultorias empresarias, a pauta dos noticiários, os sites de notícias e etc. Na última semana, com o pedido de recuperação judicial de uma grande operadora, a crise tomou outras proporções no mercado turístico.

Não é para menos. Esse acontecimento impactou diretamente em algumas agências, que estão com dificuldades para honrar os serviços vendidos. Mas, como acredito que a lamentação não leva a nada, ao contrário, ficamos ainda mais reféns do pessimismo, resolvi escrever sobre o lado bom da crise. Ok, pode não ser bom, mas há aspectos positivos e vou mostrar 03 deles para você:

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1) Inovar. Fazer o que sempre fizemos não será suficiente para garantir o “arroz com feijão” de sempre. Então, dá-lhe criatividade. Temos que ser criativos para inovar, buscar novos mercados, criar novos produtos ou serviços, encontrar nichos não atendidos, estar presente em diversas plataformas digitais, etc. Enfim, fazer mais e fazer diferente!

2)  Abrir o jogo com a equipe de colaboradores e buscar mais comprometimento, mais ideias, mais soluções…. Ou seja, promover um forte envolvimento dos funcionários, visando mais eficiência  e menos custos!

3) Fazer parcerias. Claro. Existem diversas formas de se aliar a outra empresa do mesmo ramo ou não, para atender o mesmo cliente. Para o consumidor, parcerias podem significar mais valor. Para as empresas elas significam novas oportunidades e às vezes, o alcance de um cliente que não chegaria pelas vias normais. Aqui também vale a criatividade, afinal as alianças podem ser feitas para ações mercadológicas, redução de custos, etc…

Sempre me lembro do exemplo clássico da Localiza, que foi criada por Salim Mattar, um empreendedor fantástico, em plena crise do petróleo na década de 70 e quando os postos de gasolina não abriam nos finais de semana. E vai me falar que não existe oportunidade na crise?