À medida em que cresce o número de lojas online, inclusive agências de turismo, fica mais difícil atrair o consumidor online, que tem cada vez mais opções de compras.  A maior concorrência entre as empresas e o fato do brasileiro estar mais acostumado a comprar online, tornam mais difícil a tarefa de atrair clientes. Nesse contexto, o marketing de conteúdo aparece como GRANDE aliado….

E o que é Marketing de Conteúdo?

É qualquer forma de marketing que envolva a criação e compartilhamento de conteúdo para conquistar e educar clientes. O conteúdo pode ser entregue na forma de texto, notícia, vídeos, fotos, materiais educativos, e-books, guias, etc. A grande diferença do Marketing de Conteúdo é que não está  focado exclusivamente em vendas, mas sim na comunicação da empresa com seus clientes e potenciais clientes. Portanto, serve para criar relacionamento com o público alvo, que indiretamente pode aumentar as vendas da empresa e gerar novos clientes.

E isso não é nada novo no turismo….  Já parou para pensar como e por quê uma empresa de pneus, a Michelin, se tornou líder no segmento de guias turísticos????? De 1900 a 2014 foram inúmeras publicações…. e até hoje são referências, principalmente para a classificação dos restaurantes do mundo afora.

E como trabalhar o marketing de conteúdo?

Atualmente todos nós somos agora capazes de publicar conteúdo. Temos acesso a ferramentas gratuitas ou de custo muito baixo, que podem ajudar a produzir, publicar e compartilhar conteúdo.

E quais são os benefícios do marketing de conteúdo?

Oferece mais valor aos clientes do que a publicidade tradicional – o marketing de conteúdo entrega as mensagens adequadas e relevantes para as pessoas que querem receber. Por exemplo, se você vende viagens de mergulho, pode produzir conteúdo sobre os diferenciais da Tanzânia, Austrália, e por aí vai….;

Atrai clientes gratuitamente, quando digitam uma palavra-chave no google, seu site ou blog ou canal do youtube será encontrado. Assim, você não precisa investir em Google Adwords para aparecer na primeira página.

Gera compartilhamentos – se o conteúdo é de qualidade seus leitores, fãs e seguidores vão compartilhar com seus amigos.

Gera tráfego para a sua loja virtual.

Melhora o posicionamento do seu site nas buscas orgânicas.

Precisa de mais motivos? Agora é começar a produzir conteúdo.  Leia também o post “5 Dicas para Criar Conteúdo Atraente” e mãos à obra!