Muitos empresários do setor turístico ainda ficam receosos para investir num blog. Consideram esta mídia social desnecessária e irrelevante. Mas, o comportamento dos consumidores mudou muito nos últimos anos, em função das inovações tecnológicas, influenciando inclusive as vendas em lojas física do varejo.

Um  estudo realizado pela Jupiter Research, tradicional empresa de pesquisas,
entrevistou mais de 2 mil consumidores online, para verificar a influência dos blogs e mídias sociais nas decisões de compras. Blogs influenciam os consumidores principalmente nas fases de consulta para decidir sobre um produto (ou destino), buscar novos produtos, confirmar escolhas e realizar a compra. Vale a pena conferir os principais resultados:

– O  número  de  pessoas  que  leem ao menos um blog por mês cresceu 300% nos últimos quatro anos.

– Cerca de 52% dos entrevistados afirmou que os blogs tiveram um papel crítico no momento em que decidiram avançar no processo de compra. E é fácil explicar: ao gerar conteúdo original, o blogueiro se torna uma referência em determinado assunto. Assim, se você adora esquiar e tem um blog com informações relevantes sobre viagens para resorts de ski, certamente influenciará muitos consumidores.

– Os resultados mostram que a 25% dos leitores confiam em anúncios no blog, contra 19% que confiam em publicidade nas redes sociais. A explicação aqui também se deve ao fato do blogueiro se tornar “expert”  em determinados assuntos  ou nichos de mercado,  e criam um relacionamento de confiança com o consumidor. Portanto, para o anunciante é muito vantajoso: o investimento é menor, em função de ter menos tráfego que vários sites e portais, porém atinge público bem específico. Exemplo: um fabricante de roupas esportivas pode investir num blog de turismo de esportes e aventura e ter mais retorno do que anunciar num grande portal de viagens.

Nos meus cursos de Marketing Digital sempre digo que depois do site o blog é a principal plataforma para a empresa, porque o conteúdo gera tráfego orgânico. Além disso, o blog tem uma grande vantagem sobre os veículos de mídia tradicional:a informação especializada e útil, em um tom pessoal e opinativo, vai conquistar a confiança dos leitores. Bora blogar?